16 de agosto de 2010

Bombeiros do RN desenvolvem prática esportiva pioneira no Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está colocando em prática um programa de condicionamento físico pioneiro entre as unidades de bombeiros do país. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Educação Física, o CBMRN desenvolveu um estudo científico de parâmetros para preparação física dos militares da corporação.
Com a aplicação do programa, a forma de treinamento físico dos bombeiros será totalmente reformulada, ao invés de realizarem atividades físicas comuns como barras, polichinelos e abdominais, os bombeiros do RN subirão escadas carregando extintores, correrão com mangueiras e usando a capa de combate a incêndio, subirão em cordas com uso de técnicas especiais, entre outras.
Agindo desta forma, haverá o emprego de um treinamento físico específico para cada área de atuação da instituição.
O CBMRN é dividido, em nível operacional, em Combate a Incêndio, Salvamentos Aquático, Terrestre e Altura e Atendimento Pré-Hospitalar. Atualmente, os bombeiros utilizam parâmetros de treinamento herdados do exército. Neste caso, não há especificidade para a educação física do bombeiro que atua em uma área operacional própria.
Diante disso, a corporação decidiu pelo desenvolvimento de um estudo apurado, com metodologia científica e o engajamento de pesquisadores qualificados para nortear as diferentes formas de preparação física que devem ser adotada pela corporação
"Sabemos que a educação teórica é muito importante, mas nossa corporação utiliza muito o esforço físico. Precisamos de um trabalho intenso e cuidadoso nesse sentido também", disse o coronel Dantas, diretor de Engenharia e Operações do CBMRN.
Para o coronel, o programa irá trazer diversos benefícios para a corporação, desde a melhoria na formação até a elevação da autoestima dos bombeiros em formação. "Com o treinamento específico, cada bombeiro irá trabalhar fisicamente o necessário para atuar bem na sua área.
Dessa forma, como ele terá metas, ele irá se dedicar mais e, certamente, elevará também sua autoestima com os ganhos obtidos no treinamento", explicou.
O estudo, desenvolvido pelo comitê designado especialmente para o trabalho, envolve oito pesquisadores, entre professores da UFRN e bombeiros. O trabalho iniciado há alguns anos atrás começou ser utilizado como uma nova forma de treinamento.
Na próxima quarta-feira, dia 18, às 7h, os militares do Corpo de Bombeiros estarão reunidos na quadra de esporte do quartel do Comando Geral, localizado na avenida Alexandrino de Alencar, para a realização de uma nova bateria de treinamentos voltados à atividade fim da corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário