10 de novembro de 2011

Caern analisa água distribuída em cidades do Alto Oeste

Com um total de 105 amostras coletadas em municípios e comunidades rurais integrantes da Regional de Pau dos Ferros, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começou ontem (9) a analisar o primeiro lote da água que é fornecida aos clientes da empresa na região do Alto Oeste.

Nesta primeira etapa, serão 35 amostras e a quantidade se repete nas duas semanas subsequentes. "Neste tipo de trabalho, a análise vai do teor de nitrato a turbidez da água, levando diversos índices e parâmetros físicos e químicos em consideração e aferição", destaca o biólogo Ederson Williams Figueiredo Nunes, chefe do Laboratório Central da Caern.

Semestralmente, uma unidade polo da Companhia tem analisado a água distribuída à população e cada regional realizada seus próprios exames, todo mês em creches, hospitais, escolas, prédios públicos e residências.

Ederson explica que nesta época do ano, quando a temperatura se eleva, pode haver alguma alteração em padrões como turbidez, em virtude da maior incidência de calor. "Neste período o clima está mais seco e já parou de chover e alguns padrões podem sofrer algum tipo de alteração o que está dentro do previsto", observa o biólogo. Ele destaca, porém, que a Caern adota todos os cuidados necessários para que a água mantenha-se própria para consumo, atendendo ao que determina a legislação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário