23 de maio de 2011

Consultar o Dentista Regularmente sai muito mais Barato

A idéia de não ir ao dentista para economizar muitas vezes acaba tendo o efeito inverso.
A maioria das pessoas só procura um dentista quando está sentindo dor ou possui algum comprometimento estético aparente. Nesses casos, o tratamento odontológico torna-se realmente mais caro, isso porque quando a pessoa vai ao dentista, a doença, cárie ou periodontal, já está instalada e provavelmente já causou algum dano ao organismo ou ainda, necessita fazer a reposição de um ou mais dentes perdidos. Tudo isso poderia ter sido minimizado ou evitado se houvesse sido feito anteriormente a prevenção bucal.
Ir ao dentista a cada 6 meses permite o diagnóstico precoce de cáries e problemas relacionados à gengiva. Quando essas doenças são percebidas logo no início, o tratamento se torna muito mais fácil, menos danoso ao organismo e mais barato. Pequenas lesões de cárie são facilmente tratadas com restaurações conservadoras, porém, quando a lesão de cárie se torna muito extensa, pode atingir a polpa dental (” o nervo”) necessitando de tratamento de canal e reposição da estrutura dental perdida por coroas e outras próteses. Em casos mais graves, pode levar a perda dental, sendo assim, a reposição desse dente deverá ser realizado com implantes ou próteses, o que torna o tratamento muito mais longo e oneroso. Em situações de pequenos acúmulos de tártaro, uma raspagem simples é suficiente para devolver a saúde da gengiva ao paciente. Porém, problemas gengivais não tratados podem levar a retrações da gengiva e mobilidade dental, problemas que geram seqüelas permanentes, que irão demandar cuidados especiais para a sua manutenção.
E prevenção não é só isso, crianças com acompanhamento odontológico recebem a educação adequada para cuidar da sua saúde bucal e criam hábitos preventivos. Isso faz com que se tornem adultos com nenhuma ou pouca restauração e idosos com a presença de todos os dentes.
Prevenir é sempre melhor, portanto não adie a sua saúde, agende já uma consulta com o seu dentista.
*Prof. Dra. Suzan P. Brancher


Procure a Dental Clin, localizada a Rua 07 de Setembro, centro de Pau dos Ferros/RN ou agende
sua consulta pelos telefones: 84 9640 0277 ou 84 9640 0279 o cirurgião dentista Erlândio de Freitas Costa, estará pronto para atendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário