23 de agosto de 2010

"Bebé de Biré" é preso por PMs de Francisco Dantas/RN

PMs do Destacamento Policial Militar de Francisco Dantas/RN, sob o comando do Sargento Azevedo, por volta das 19:00 horas de ontem(22), faziam uma ronda de rotina pela cidade, quando avistaram o servente Jaciguara Ferreira de Lima, conhecido Por Bebé de Biré, 23 anos e ao abordarem o mesmo confessou ser o autor da morte da dona de casa Maria Ribeiro da Silva Moura, 49 anos, conhecida por Mariazinha, ocorrido na madrugada do sábado(21), por volta das 04:20 hs, num local conhecido como “Fazenda dos Gordos” próximo ao conjunto Manoel Deodato, após o fato o mesmo empreendeu fuga pelos matagais, passando o dia no mato e a noite resolveu buscar comida na casa de conhecidos em Francisco Dantas/RN e foi surpreendido pelo Sargento Azevedo e sua equipe; Bebé ao ser preso ainda se encontrava com a arma usada no crime, o mesmo foi autuado em flagrante e fica recolhido à uma das celas da 4ªDRPC à disposição da Justiça.

Com `lixões´ proibidos, Brasil terá que dar outro destino para metade do lixo do país

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (20), apontou que, em 2008, metade do lixo produzido no Brasil foi despejada em "lixões" impróprios para receber resíduos sólidos.
Segundo o levantamento, 50,8% dos resíduos sólidos produzidos pelo país eram conduzidos a vazadouros a céu aberto, que, diferente dos aterros sanitários, não possuem condições mínimas para receber lixo.
No último dia 2, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que, entre outras medidas, determina que Estados e municípios acabem com os lixões. Com a nova lei, que ainda precisa ser regulamentada, os resíduos que não podem ser reciclados deverão ser levados a aterros sanitários.
Os dados da pesquisa foram coletados ao longo de 2008 e referem-se aos 12 meses anteriores à data de cada entrevista. Foram ouvidas pelo IBGE prefeituras, companhias estaduais e municipais de saneamento básico, fundações, consórcios intermunicipais, empresas privadas da saneamento e associações comunitárias.
Diferente dos vazadouros, os aterros dispõem de cuidados sanitários fundamentais, tais como solo impermeabilizado, coleta de gás, tratamento de chorume (líquido que sai do lixo) e equipamentos para compactar e aterrar os rejeitos (tipo de lixo que demora para se decompor e que não pode ser reciclado, como fraldas, por exemplo).
Embora em 2008 mais da metade do lixo produzido tenha tido como destino os lixões, houve redução substancial na quantidade de resíduos despejados em vazadores nas últimas décadas, já que em 1989 apenas 10,7% do lixo era levado para aterros.
Segundo o IBGE, as regiões Nordeste e Norte tiveram o pior desempenho em 2008 com, respectivamente, 89,3% e 85,5% do lixo despejado em lixões, contra 15,8% do Sul e 18,7% do Sudeste. No Piauí, 97,8% do lixo era levado para um destino inadequado. Maranhão (com 96,3%) e Alagoas (96,1%) também tiveram um mau desempenho.
São Paulo ocupava o topo do ranking, com apenas 7,6% do lixo despejado em vazadouros. No vizinho Rio de Janeiro, por sua vez, um terço dos resíduos eram encaminhados a lixões.
O engenheiro químico Valdir Schalch, coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos da USP (Universidade de São Paulo), afirma que é difícil fazer uma estimativa de quando todos os lixões do país deixarão de existir, caso a nova lei seja cumprida. "É praticamente impossível falar em quanto tempo isso irá ocorrer, mas eu espero que dentro de dez anos não haja mais lixão algum. É preciso fiscalizar [o cumprimento da lei], normatizar e estabelecer diretrizes para que a legislação funcione."
Segundo o engenheiro, os resíduos residenciais são compostos, em média, por 40% de lixo reciclável (plástico, papel, vidro, papelão, alumínio, entre outros) e 60% de materiais degradáveis. Deste total, cerca de 20% --que pode estar entre os materiais degradáveis ou recicláveis-- são rejeitos. "Os aterros são só para resíduos domiciliares orgânicos, que possam ser enterrados e a matéria virar adubo. Plástico, papel, papelão não devem ser enterrados", afirma o pesquisador.

22 de agosto de 2010

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição neste sábado(21), foram registradas as seguintes ocorrências policiais:
Pau dos Ferros/RN, Suspeita de crime eleitoral, foram apreendidas várias ordens de abastecimento no Posto Santo Antônio, no Bairro Riacho do Meio, um inquérito policial será instaurado para apurar a veracidade dos fatos;
Francisco Dantas/RN, Conforme postamos a prisão do autor do crime contra a dona de casa, ocorrido na madrugada deste sábado em Pau dos Ferros/RN;
Patu/RN, Foi recapturado um foragido da Justiça e com o mesmo ainda foi apreendida uma arma de fogo(revolver), já postamos;
Marcelino Vieira/RN, Foi registrado um acidente de trânsito ocasionando danos materiais;
Martins/RN, foram registradas duas ocorrências correcionais;
Serrinha dos Pintos/RN, foram registradas duas ocorrências correcionais e
Riacho da Cruz/RN, Foi registrado um acidente de trânsito com vítima fatal, por volta das 21:40 horas de ontem(21) O Sr. Raimundo Tavares Neto, trafegava pela RN 117, entre as cidades de Riacho da Cruz e Umarizal/RN, conduzindo uma motocicleta quando colidiu com um animal(jumento) e faleceu com a gravidade dos ferimentos sofridos.

Pau dos Ferros/RN terá curso de Direito na FACEP- COLÉGIO E CURSO EVOLUÇÃO

Os empresários da área de educação Anchieta Raulino e a professora Geniza Lima , ver seus esforços consolidados com a publicação no dia 17 de agosto de 2010, da Portaria da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, com Autorização de funcionamento do Curso de Direito/Bacharelado, ofertando 80 vagas no turno noturno, na Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar (FACEP). A FACEP Já oferece o curso de administração e agora o curso de Direito. Pau dos Ferros é um pólo de educação que merece a chegada de mais cursos que atenderam a demanda da região. Parabenizo a professora Geniza e avante.

Foragido da Justiça é recapturado em Patu/RN

O foragido do presídio Mário Negócio da cidade de Mossoró/RN Gilberlan de Lima, natural de Pombal - PB, residente na rua Joel Dantas, 12, na cidade de Mossoró/RN, foi preso e conduzido para a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu/RN(DRPC) pelo GTO de Patu/RN, , por volta de 01h e 30 min de hoje(22), o mesmo foi flagrado portando ilegalmente um revólver calibre 38, marca Taurus, capacidade para 06 cartuchos.
Após sua apresentação à 7ª DRPC, foi constatado que o mesmo era fugitivo da Colônia Penal Mário Negócio de Mossoró/RN e que o mesmo estava preso por ter cometido um homicídio e fugiu após receber o benefício de um indulto.

21 de agosto de 2010

Salismar Correia propõe maior atuação do Parlamento Jovem da AL e tem sua atuação parlamentar elogiada pelo Presidente Robinson Faria

Durante a sessão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte realizada na última quarta-feira, 18 de agosto, o Deputado Estadual Salismar Correia (PHS) informou que na próxima semana vai encaminhar dois projetos de lei para tentar solucionar os problemas dos médicos do estado.
Mas o que lhe rendeu grande apoteose foi o pronunciamento sobre o Parlamento Jovem. O Deputado Salismar falou que somente essa semana teve conhecimento da existência do Parlamento Jovem na casa.
O Parlamento Jovem tem como objetivo principal possibilitar a estudantes o contato com alguns aspectos da democracia, a partir da vivência de um dia de sessão parlamentar. Nele são feitos esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.
O projeto é revolucionário e educativo, vez que tem contribuído para formar e capacitar a juventude brasileira para a construção de uma competência analítica sobre o Poder Legislativo. Na sessão do referido parlamento são sempre escolhidos temas atuais, em debate pela sociedade brasileira para serem discutidos com os jovens parlamentares.
No pronunciamento, o Deputado Salismar disse que atualmente, com tanta corrupção na política, quando um jovem é perguntado se quer ser político, responde imediatamente que não. E que projetos como este, precisam ser incentivados. “Queria parabenizar e propôr que ele seja mais atuante e menos figurativo. Sugiro que mensalmente seja realizada uma sessão conjunta, onde eles possam apresentar projetos e requerimentos. Está na hora dos jovens se interessarem pela política”, declarou.
Após encerrar seu discurso, Salismar foi bastante elogiado pelos demais parlamentares. "O seu discurso hoje é muito oportuno. Aproveito também para parabenizar a sua atuação. Você está abrilhantando o nosso plenário e trouxe para esta Casa a essência de uma pessoa idealista”, afirmou o presidente da AL, Robinson Faria.

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta sexta-feira(20), foram registradas três ocorrências Policiais graves:


Doméstica é assassinada em Pau dos Ferros/RN

Na madrugada de hoje(21) por volta das 04hs e 20 min a doméstica Ana Maria Ribeiro da Silva, 49 anos, foi assassinada à golpes de faca-peixeira em sua residência no Conjunto Manuel Deodato, o servente Jaciguara Ferreira de Sousa, conhecido por "Bebé de Biré", é o suposto acusado pelo crime, um inquérito policial foi instaurado para apurar as causas e como ocorreu o crime.

Homem é assassinado em sua residência no centro de Umarizal/RN

O agricultor João Reinaldo Serafim Sobrinho, 49 anos, residente na rua da Integração, centro de Umarizal/RN, por volta das 20hs e 40 min se encontrava em sua residência deitado em uma rede, momento em dois malévolos chegaram em duas motos , um deles desceu da moto e foi em direção a vítima efetuando vários disparos de arma de fogo contra João Reinaldo , sendo atingido provalvemente por dois dos disparos e tendo morte no local, os malévolos saíram com destino ignorado e a Polícia ainda não tem conhecimento quem possa ser e nem os motivos do crime, na cidade de Umarizal/RN reina a Lei do Silêncio.
O ITEP/RN compareceu ao local para os exames de praxe e removeu o corpo para Mossoró/RN para conclusão da perícia.

Após cobrança de dívida agricultor sofre lesão corporal grave em Dr. Severiano/RN

No final da tarde de ontem(20), por volta das 18hs e 30 min , a pessoa de Marcelo Alves da Silva, 24 anos, procurou o agricultor Sebastião Augusto Nogueira, para quitação de uma divida, os mesmos tiveram uma ligeira discussão e Marcelo de posse de uma faca-peixeira efetuou uma cutilada nas costas de Sebastião, após o fato Marcelo fugiu com destino ignorado, o Sargento Alves comandante do Policiamento local efetuou várias diligencias mas não localizou o autor do fato.
Sebastião que sofreu uma lesão grave foi socorrido para o Hospital Regional Cleodon Carlos em Pau dos Ferros/ RN e em seguida transferido para Mossoró/RN.

19 de agosto de 2010

Inter vira depois de susto e conquista o bi da América

Antes do apito inicial, parecia que seria fácil. A vantagem era toda do Inter, que havia vencido por 2 a 1 em Guadalajara. Mas o time de Celso Roth entrou em campo nervoso, errou passes, sofreu um gol no primeiro tempo e esboçou um quadro de tragédia no Beira-Rio. Mas um herói colorado, uma jovem promessa e o `talismã´ da equipe na competição viraram o jogo e deram ao Inter o bicampeonato da Libertadores.
Primeiro, Rafael Sóbis, destaque há quatro atrás, empatou uma partida de muitas faltas e de um futebol modesto do time gaúcho. A virada aconteceu 15 minutos depois, com o jovem Leandro Damião. Aos 44, Giuliano, o artilheiro dos gols nos minutos finais, apareceu de novo e consolidou a vitória colorada.
Os mexicanos haviam saído na frente com um belo gol de voleio marcado por Fabian, no final da primeira etapa. "Nosso grupo é muito forte e não era um gol que iria nos desestabilizar. Conseguimos um grande feito, que foi reverter essa situação e conseguir o título", disse Bolívar ao final do jogo. O Chivas ainda chegaria ao segundo gol no final da partida, mas com o resultado de 3 a 2, o Internacional chega ao bicampeonato da Libertadores.
Depois de quatro anos, o Inter volta a conquistar a América. O clube consolida seu domínio em terras sul-americanas e volta a ter a oportunidade de disputar o Mundial Interclubes em dezembro. Iguala o número de títulos da Libertadores do rival Grêmio, segue sendo o único clube brasileiro com conquistas internacionais desde 2006 e entra definitivamente para a lista dos grandes do futebol mundial. Mas, pelo menos nos 45 minutos iniciais da final no Beira-Rio, tudo isso parecia ficar distante.

O fenômeno Bullying pode gerar malefícios irreparáveis e crimes diversos

Na trajetória da vida nos deparamos com situações inusitadas e surpreendentes. Em algumas delas podemos agir, interferir e até mesmo remediar algo de errado, porém noutras, apenas lamentar.
Dia desses, em visita a cidade de Salvador, fui ao Mercado Modelo e ali nas suas imediações um fato ocorrido me chamou atenção para o termo inglês conhecido por Bullying, cujos atos decorrentes são antigos, mas que no presente tempo com a propagação das ações inerentes trás imensa preocupação para os educadores, pais de alunos, autoridades diversas e para a sociedade em geral, vez que os seus resultados sempre se esbarram em situações criminosas ou deprimentes, por vezes com malefícios irreparáveis principalmente para as suas vítimas.
O fenômeno Bullying é usado no sentido de identificar ações provindas dos termos zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, isolar, ignorar, humilhar, perseguir, ofender, agredir, ferir, discriminar e apelidar pessoas com nomes maldosos, que na grande maioria das vezes tem origem nas escolas através dos jovens alunos que assim praticam tais maldades contra determinados colegas que possuem algum defeito físico, assim como, os relacionados à crença, raça, opção sexual ou aos que carregam algo fora do normal no seu jeito de ser.
De volta ao Mercado Modelo, chegava um ônibus de turismo quando diversos vendedores ambulantes assediavam os turistas para venderem os seus produtos, quando apareceu um velho mendigo, barbudo, cabeludo, maltrapilho, imundo, de pés descalços, tipo daqueles cidadãos que vivem ou sobrevivem à espera da morte na miséria absoluta, morando debaixo das marquises das lojas ou dos viadutos que o tempo e a vida lhes deram de presente e, ao se aproximar daquele grupo de pessoas, então um dos vendedores o enxotou em verdadeira humilhação:
- Sai prá lá GAMBÁ que você espanta qualquer um com o seu fedor de fossa insuportável!...
Vendo aquela cena deprimente e desumana me aproximei daquele mendigo que já saía sem reclamar com o “rabinho entre as pernas” para lhe dar um trocado qualquer e então, do seu jeito de caminhar, dos seus gestos com as mãos, de um sinal no rosto e de um tic nervoso a piscar a todo tempo um dos olhos quase já fechado pela amargura do seu viver, o reconheci...
De imediato naveguei pelo túnel do tempo de volta ao passado e aportei em uma Escola da rede pública ali próxima na própria cidade baixa da capital baiana, no início dos anos 70, onde estudei por quase dois anos antes de voltar para Aracaju e, lá encontrei o colega de classe apelidado de GAMBÁ, então perseguido implacavelmente, ofendido na sua cidadania, discriminado pelo seu jeito de ser e humilhado incondicionalmente pela grande maioria dos seus jovens colegas, meninos e meninas com idades aproximadas de 13 e 14 anos.
Aquele jovem que talvez não gostasse de tomar banho ou que talvez não tivesse oportunidade freqüente para tanto, pelo fato de possivelmente morar em alguma invasão desprovida de saneamento básico e, que sempre chegava suado e cheirando mal em sala de aula, talvez pelo provável fato de também não possuir produtos higiênicos na sua casa, logo ganhou de algum colega gaiato o apelido de gambá que nele grudou qual uma sanguessuga a sugar a sua dignidade e, então passou a ser menosprezado e ofendido por quase todos da classe e até das salas circunvizinhas. Por onde passava os alunos tapavam o nariz e na sala de aula sentava na última carteira, isolado de todos. De tanto humilhado e discriminado que era ninguém dele se aproximava, principalmente por receio de também ser hostilizado.
Senti uma fisgada no peito ao me ver também culpado pelo que se transformou o jovem colega conhecido por gambá. Confesso ter sido cúmplice por omissão, não por ação, pois eu também era uma vítima das ações nefastas advindas do Bullying, por ser um menino tímido ao extremo ao ponto de todos os dias entrar calado e sair mudo em sala de aula, então isolado pelos colegas da classe que preferiam lidar com os mais falantes e extrovertidos.
Como vítima parceira de tais ações depreciativas, o certo era eu ter me juntado ao colega gambá, mas não o fiz por covardia, por medo, por receio de ser mais rechaçado ainda pelos demais estudantes e assim sofremos individualmente em proporções diferentes a dor do isolamento e da humilhação naquele interminável ano de 1972. No ano seguinte gambá, após ter sido reprovado com as menores notas da classe em todas as matérias possíveis não mais retornou ao Colégio, enquanto que, para minha alegria logo retornei para o meu querido Estado de Sergipe para crescer e esquecer aquele deprimente, humilhante e sufocante tempo.
Essa triste lição de vida me mostrou o quanto as chamadas inocentes brincadeiras de criança podem ser maléficas para tantos outros, se é que essas ações escolares agora conhecidas por Bullying podem ser consideradas inocentes, vez que para muitos estudiosos no assunto, tais ofensores sofrem de distúrbios psíquico que precisam de tratamento sob pena de explosões mais desastrosas ainda, como de fato vem ocorrendo em muitos lugares.
A agressividade e a violência advindas do fenômeno Bullying assumem além de tudo, o caráter etiológico do violar, não só referente às normas de conduta, a moral e a disciplina, mas principalmente viola os direitos do cidadão relacionados a sua integridade física e psíquica, a sua liberdade de opinião ou sua escolha de vida, a sua liberdade de expressão e até de locomoção, enfim, fere de morte o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana em sociedade.
A psiquiatria e a psicologia mostram que além do sofrimento dos jovens vítimas do fenômeno Bullying, muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática.
Nos últimos anos a população mundial freqüentemente assiste atônita as diversas situações estarrecedoras quase sempre nascidas e advindas do fenômeno Bullying, com agressões físicas e assassinatos por parte de alunos contra os seus próprios colegas, contra professores, guerras de gangues, de torcidas organizadas, de tráfico de drogas com participação de jovens estudantes até mesmo dentro das próprias instalações escolares.
As diversas Escolas espalhadas pelo país, destarte para as situadas nos ambientes periféricos das grandes cidades se tornaram espaço de intolerância, competições absurdas e conflitos de todos os tipos possíveis, em especial para os problemas relacionados às drogas, assim como, para os pertinentes à liberdade sexual, ou seja, para as meninas que não aderem a esse tipo de pratica livre, passando então as mesmas a sofrer diversos tipos de perseguições, em verdadeiras inversões de valores por conta das ações absurdas do fenômeno Bullying.
Ética, solidariedade e humanismo são realmente palavras desconhecidas e perdidas em muitas comunidades de jovens estudantes que as substituem pelo desrespeito e pela afronta ao direito individual do seu colega que pretende prosperar e vencer na vida honestamente, pelo seu próprio esforço e valor.
É preciso dar um basta nestes tipos perniciosos de vandalismo e delitos juvenis. O jovem necessita acima de tudo de limites. Precisa entender os seus direitos e os seus deveres e até onde eles chegam. Precisa de disciplina e autoridade. Precisa entender que todos são cidadãos em igualdade de condições. Entretanto, para que consigamos chegar a tal geração de jovens politizada, só com uma boa educação familiar e escolar é possível alcançar tal objetivo.
Assim, não há como deixar de concluir que estamos diante de um sério problema relacionado às áreas educacional, social, da psiquiatria e de segurança pública, com real tendência para sua resolução na educação preventiva, curativa psiquiatra ou psicológica, por isso, necessário se faz, da consciência absoluta do Ministério da Educação com a elaboração de verdadeiro e efetivo Programa de combate a este grande malefício conhecido por Bullying, tomando por gerentes os bons educadores, estudiosos e pesquisadores no assunto que em alguns Estados brasileiros já se fazem presentes nas suas respectivas secretarias de educação, mas que necessitam, sem sombras de dúvidas, de melhores investimentos financeiros para as suas conseqüentes vitórias que por certo serão galgadas no trabalho junto aos pais de alunos, professores e dos próprios estudantes autores e vitimas do fenômeno.
Além dessa medida, necessário se faz uma batalha mais ampla dentro do Legislativo, até com uma reforma no próprio Estatuto de Criança e do Adolescente com reais modificações e acrescentando-se a esta Lei bons artigos inerentes ao tema para possibilitar ao Estado Nação um melhor campo de atuação, pois é desejo de todos nós vermos os nossos jovens estudantes crescendo e somando-se a construção coletiva e permanente para o pleno exercício da cidadania.

18 de agosto de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta terça-feira(17), foi registrada apenas uma ocorrência policial na cidade de Almino Afonso/RN, a motocicleta Honda titan 125, cor azul ano 1998/1999, placa MYU1552 Mossoró/RN, foi encontrada queimada no Sítio Barro Vermelho, zona rural do município.
Essa moto teria sido furtada no dia 01 do corrente mês e ano, em Patu/RN , veja a postagem do dia 02 de Agosto.

"Patu/RN, foi registrado um furto de uma motocicleta, na noite desta domingo(01), a pessoa de Damião Fernandes Domingo, 19 anos, estacionou a motocicleta Titan, cor azul, placa MYU 1552/RN, em sua residência no Bairro Costa e Silva e ao procurar não mais encontrou o(s) malévolo(s) teriam furtada"

Destacamento Policial Militar de Tenente Ananias/RN recebe doação de um aparelho Celular

O Sr. Ciano Silvestre, Chefe da Emater local, fez doação de (01) um aparelho telefone celular de Marca LG, Nº 84 9941-9040, para o serviço diário do Destacamento Policial, que somará com o número 84 3386 2332, para melhorar a prestação de serviço à população de Tenente Ananias/RN, agora contará com os dois números durante vinte e quatro horas.
"Muitas vezes saímos para atender ocorrências e a população não tinha como manter contato, com a guarnição de serviço, com esse aparelho, o cidadão fará contato diretamente com a viatura em serviço e enquanto faz o deslocamento para o local, colhe mais informações sobre o tipo da ocorrência; no telefone fixo, ás vezes a própria vítima devido seu estado emocional não repasava as informações precisas, retardando o atendimento da ocorrência " disse o cabo Franky, comandante do policiamento local.

Dia do Maçon, confira a Programação em Pau dos Ferros/RN

Programação da festa do Dia do Maçon na Área de lazer da Loja Maçônica Manoel Reginaldo da Rocha situada na Rua Elias Feitosa, 630 no bairro Paraíso em Pau dos Ferros/RN.

Dia 20/08/2010

- Às 12hs entrevista com os Venaráveis Mestres do Oriente de Pau dos Ferros na rádio Obelisco no Programa do Radialista e Ir:. Ismael Mendes.

- Às 19hs Sessão Magna Branca com o palestrante Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva (Comandante Geral da Polícia Militar do RN);

- Às 21:30hs apresentação do Grupo Cultural Arraiá da Juventude com a peça “Alto de São João Batista nosso padroeiro”.

Dia 21/08/2010

- Às 7hs divulgação da programação do dia em carros de som;

– Às 21:30hs abertura com o coral Vida em Canto da UERN;

– Das 22hs às 2h Raí e seus Teclados;

- Dia 22/08/2010 – das 2h às 6hs Alexandro Bandeira e Banda.

Pau dos Ferros/RN, 10 de Agosto de 2010.
A Comissão

17 de agosto de 2010

GTO do 7º BPM prende autor do roubo a Max modas, em Pau dos Ferros/RN

O apenado Francisco das Chagas de Oliveira, uma hora após ter recebido sua liberdade Condicional do Presídio Regional de Pau do Ferros/RN, quando saiu do Complexo Penitenciário dirigiu-se ao centro de Pau dos Ferros/RN e por volta do meio - dia, adentrou na Loja Max Modas e simulando está armado e causando pânico aos funcionários e presentes, anunciou o assalto e fugindo em seguida pegando um mototaxi, a Polícia local foi acionada e de imediato várias viaturas começaram uma busca pela cidade.
O GTO do 7º BPM alcançou o malévolo na ponte da cidade do Encanto/RN, o mesmo estava na garupa de uma motocicleta, foi dada a voz de prisão e o malévolo foi conduzido e apresentado a 4ª DRPC em Pau dos Ferros/RN, onde foi autuado em flagrante de delito por roubo, o valor levado pelo meliante não foi divulgado.

Jacaré é fotografado no quintal de uma residência em Luís Gomes/RN

A presença de jacarés em açudes, lagoas estradas e até em campo de futebol, já é um fato mais do que comprovado no município de Luís Gomes. Agora, perambulando em torno de residências, é uma novidade.
Ontem, por volta das 20h, nas proximidades do sítio Caititu, zona rural de Luís Gomes/RN, o Luís-Gomense Gerônimo Alexandre da Silva, que voltava da cidade de Riacho de Santana/RN, foi surpreendido com a presença de um jacaré de aproximadamente 40 quilos bem no meio da estrada.
O réptil, que estava obstruindo a passagem de um motoqueiro que fazia o trajeto contrário, foi fotografado e depois provocado a deixar local livre para a passagem dos veículos.
O animal, que saiu em direção a uma residência localizada às margens da rodovia, pode estar sendo atraído pela presença de galinhas, patos e guinés que existem próximas a uma casa que serve como deposito de rações e equipamentos agrícolas.
De acordo com Gerônimo Silva, o jacaré não apresentou nenhuma resistência e podia até ser tocado se caso alguém quisesse tivesse coragem. Ainda de acordo com Gerônimo, a região de Pitombeira, Caititu, Ímbé e Poço de Pedra encontra-se infestada de jacarés.

16 de agosto de 2010

Bombeiros do RN desenvolvem prática esportiva pioneira no Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está colocando em prática um programa de condicionamento físico pioneiro entre as unidades de bombeiros do país. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Educação Física, o CBMRN desenvolveu um estudo científico de parâmetros para preparação física dos militares da corporação.
Com a aplicação do programa, a forma de treinamento físico dos bombeiros será totalmente reformulada, ao invés de realizarem atividades físicas comuns como barras, polichinelos e abdominais, os bombeiros do RN subirão escadas carregando extintores, correrão com mangueiras e usando a capa de combate a incêndio, subirão em cordas com uso de técnicas especiais, entre outras.
Agindo desta forma, haverá o emprego de um treinamento físico específico para cada área de atuação da instituição.
O CBMRN é dividido, em nível operacional, em Combate a Incêndio, Salvamentos Aquático, Terrestre e Altura e Atendimento Pré-Hospitalar. Atualmente, os bombeiros utilizam parâmetros de treinamento herdados do exército. Neste caso, não há especificidade para a educação física do bombeiro que atua em uma área operacional própria.
Diante disso, a corporação decidiu pelo desenvolvimento de um estudo apurado, com metodologia científica e o engajamento de pesquisadores qualificados para nortear as diferentes formas de preparação física que devem ser adotada pela corporação
"Sabemos que a educação teórica é muito importante, mas nossa corporação utiliza muito o esforço físico. Precisamos de um trabalho intenso e cuidadoso nesse sentido também", disse o coronel Dantas, diretor de Engenharia e Operações do CBMRN.
Para o coronel, o programa irá trazer diversos benefícios para a corporação, desde a melhoria na formação até a elevação da autoestima dos bombeiros em formação. "Com o treinamento específico, cada bombeiro irá trabalhar fisicamente o necessário para atuar bem na sua área.
Dessa forma, como ele terá metas, ele irá se dedicar mais e, certamente, elevará também sua autoestima com os ganhos obtidos no treinamento", explicou.
O estudo, desenvolvido pelo comitê designado especialmente para o trabalho, envolve oito pesquisadores, entre professores da UFRN e bombeiros. O trabalho iniciado há alguns anos atrás começou ser utilizado como uma nova forma de treinamento.
Na próxima quarta-feira, dia 18, às 7h, os militares do Corpo de Bombeiros estarão reunidos na quadra de esporte do quartel do Comando Geral, localizado na avenida Alexandrino de Alencar, para a realização de uma nova bateria de treinamentos voltados à atividade fim da corporação.

No Alto Oeste Potiguar A “Lei do silêncio” dificulta trabalho investigativo da Polícia em casos Assassinatos , Furtos e Roubos na Região

A Polícia de toda área que correspondem as 4ª, 7ª e 8ª delegacias Regionais de Policia civil, continuam sem pistas de alguns assassinatos, roubos e furtos registrados nos municípios da área da 8ª DRPC, em Alexandria/RN, da 7ª DRPC em Patu/RN e 4ª DRPC, Pau dos Ferros/RN, mesmo com o bom trabalho exercido pelas policias civil e militar, Um dos maiores obstáculos enfrentado é a “lei do silêncio”, malévolos cometem os crimes e as poucas testemunhas que presenciam os delitos e podem saber algo sobre os crimes prefere manter a boca fechada, até mesmo as próprias vítimas não procuram a Polícia e quando faz se omite em repassar informações importantes, até a própria identificação do autor dos delitos.

É preciso que a população se conscientiza ajude a polícia a coibir a criminalidade passando informações concretas para as Delegacias mais próxima ou pelo 190 de sua área, em alguns causos não precisa se identificar.
Lembre-se Segurança Pública é direito e RESPONSABILIDADE DE TODOS.

15 de agosto de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição neste sábado(14), foram registradas as seguintes ocorrências Policiais:

Pau dos Ferros/RN, Foi apreendido e encaminhado ao 4º DPRE, a motocicleta Honda CG 125, ano 2000, cor prata, placa MYX 0275/RN, conduzida pela pessoa de José Jocélio Bento, 48 anos, residente o Sitio Merejo , zona rural de Dr. Severiano/RN, o mesmo apresentava sinais de embriaguez e não portava CNH, fato ocorrido na Rua Joel Praxedes, Riacho do Meio;
Rafael Fernandes/RN, Foram registrados três acidentes de trânsito:
1º) A pessoa de Albeci de Oliveira conduzia a motocicleta Titan, placa NNC 8875/RN, quando foi atingida pelo veiculo GM corsa Wind, placa NOG 1369/RN, cor verde, ano 1999/2000, conduzido por Raimundo Jacome da Silva Filho, Albeci sofreu lesões corporais;
2º) A pessoa de Benedito Pereira da Silva conduzia a motocicleta Titan, placa NXN 4267/RN, quando foi atingida pelo veiculo Celta, placa 1665/RN, cor azul, conduzido por Divanelson Gomes Alves, fato ocorrido na BR 405, no KM 155, Benedito sofreu lesão corporal e
3º) Foi registrado outro acidente na BR 405, no KM 155, envolvendo os veículos: Gol, cor preta, placa HXS 2915/RN, conduzido por Jadson de Lima Araújo e uma CG 150, cor prata, placa MIS 0592/RN, conduzida por Aricelio da Costa, ocasionando apenas danos materiais;
Almino Afonso/RN, Foi preso e autuado em flagrante de delito a pessoa de Manuel Domingos Camelo Silva por ter roubado uma certa quantia em dinheiro da Srª Tereza Ana da Conceição, 57anos, fato ocorrido na residência da vítima, no sítio Barro Vermelho, zona rural de Almino Afonso/RN, o mesmo se encontra preso a disposição da Justiça;
Luís Gomes/RN, foi registrada uma ocorrência correcional:
Patu/RN, Na tarde de ontem(14), por volta das 15:40 horas, ocorreu um acidente de trânsito com vítima fatal, o estudante José Nilson dos Santos, 19 anos, residente em Belém do Brejo do Cruz/PB conduzia a motocicleta CG 150 TITAN, cor preta, ano 2009, placa NPT 5257/PB, pela RN que liga as cidades de Patu/RN a Belém do Brejo do Cruz-PB, e ao se aproximar do trevo de acesso a BR 226, perdeu o controle de direção vindo a cair; Gildivan Gomes da Silva, conhecido por 'GIL", 24 anos, natural de Catolé do Rocha-PB, que residia em Belém do Brejo do Cruz-PB, que vinha como carona na queda bateu com a cabeça numa pedra se ferindo gravemente, PMs de Patu/RN foi avisada e a guarnição do GTO foi até o local e socorreu as vítimas para o hospital municipal de Patu/RN, Gildivan faleceu ao dar entrada no hospital; José Nilson o condutor da moto foi transferido para o hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró/RN.
O corpo de Gildivan Gomes da Silva foi conduzido para o ITEP de Mossoró/RN onde foi submetido a necrópsia;


Por volta das 02:30 horas de hoje(15), o comerciário mossoroense José Cláudio de Oliveira, 31 anos, trafegava na Avenida Lauro Maia, em Patu/RN, conduzindo sua motocicleta Biz 125 KS, cor preta, placa MYZ 8673/RN, momento em perdeu o controle da moto e foi de encontro ao canteiro central, segundo informações de PMs que atenderam a ocorrência, a vítima sofreu graves lesões em um dos braços, sendo socorrido para o hospital municipal de Patu/RN e em seguida para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró/RN e

Ainda em Patu/RN foi registrado uma tentativa de homicídio o agricultor João Paulo Lázaro de Sousa, conhecido por "Papa", 30 anos, de idade, após uma ligeira discussão em um Bar sacou uma arma de fogo e efetuou vários disparos contra o agricultor Péricles Samorone Pereira dos Santos, 24 anos, ambos residentes no Conjunto João Pereira I, bairro da Estação, na cidade de Patu/RN, Péricles foi atingido nos pulsos, sendo encaminhado para o hospital municipal de Patu e em seguida foi transferida para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró/RN; João Paulo após o fato evadiu-se do local e não foi localizado pela Polícia Militar, apesar das diligências efetuadas pela Guarnição de Serviço e a Guarnição do GTO.


Na cidade de São Miguel/RN, foi registrado um Homicídio, após uma acirrada briga ocorrida em um bar na madrugada deste sábado(14) na saída de São Miguel/RN, onde três pessoas saíram feridas Francisco Thiago Dias da Silva, 18 anos, após ser socorrida e transferida para Mossoró/RN faleceu na tarde de ontem(14), Alcimar de Sousa Lima, 19 anos e o adolescente JMGS, 17 anos, ainda encontram-se internados em Mossoró/RN, maiores detalhes dessa noticia amanhã.

Carreata de Dr. Pio X foi um sucesso




Uma carreata saindo por volta das 16:00 horas da cidade serrana de Luís Gomes/RN percorrendo a Br 405, terminando na cidade de Pau dos Ferros/RN para inauguração do comitê de campanha do candidato a Deputado Estadual Dr. Pio X.
Motocicletas e carros de várias cidades do RN participaram intensamente deste evento, na ocasião várias autoridades falaram, finalizando com a fala do candidato a deputado estadual Dr. PIO X FERNANDES, sendo escutado atentamente por milhares de pessoas.

14 de agosto de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta sexta-feira(13), foi registrada as seguintes ocorrências Policiais:


Almino Afonso/RN, Foi registrado um roubo a pessoa, o fato ocorreu por volta das 11:50 horas de ontem(13), a suposto acusado é a pessoa conhecida por Damião, que de posse de uma faca peixeira tomou a quantia de R$ 100 reais, da aposentada Tereza Ana da Conceição, 57 anos;
Messias Targino/RN, Foi registrada uma agressão física, o jovem Alyson da Silva, 18 anos, foi agredido fisicamente pelo adolescente LTB, 17 anos, o mesmo foi encaminhado a Delegacia de Polícia para as medidas cabiveis;
Martins/RN, Foi registrada uma embriaguez ao volante no dia de ontem(13), a pessoa Luciano Isídio de Paiva Neto, conduzia uma motocicleta estrada(foto) de placa MMZ 6129/PB, pelas vias publica da cidade, apresentando fortes sinais de embriaguez, fazendo direção perigosa e quase atropela duas crianças, o Ten Daniel, recebeu uma ligação telefónica através do tele cidadão(84 9652 8689)e efetuou diligencias e consegui localizar e constatar a veracidade da denuncia, Luciano que já tem varias passagens pela Polícia, após a realização do teste de alcoolemia(bafometro) foi constatado 1.05mg/l, de teor alcoólico no sangue, o mesmo foi autuado por embriaguez ao volante e

Tabuleiro Grande/RN, Foi registrado uma ocorrência correcional.

12 de agosto de 2010

Pau dos Ferros/RN Sedia Maior Portal de Notícias do Interior do RN

Por sua localização e pela pujante perspectiva de desenvolvimento que apresenta no contexto econômico, social e universitário, a cidade de Pau dos Ferros foi escolhida para abrigar a sede do maior portal de jornalístico do interior do Rio Grande do Norte. Contando com uma equipe de 20 repórteres/fotógrafos e mais de 50 blogueiros e colaboradores, o www.jornaldorn.com.br começou a ser testado em 23 de maio de 2010, no entanto, só iniciou suas atividades de forma efetiva e plena, no dia 1º de julho com uma missão bastante pretensiosa: cobrir os acontecimentos e fatos em todos os municípios do estado e ainda oferecer uma serie de outros serviços e entretenimento. A Empresa Maná Multimídia Ltda, dirigida pela economista Nonata Lacerda é a responsável pela implantação deste mega projeto de comunicação virtual que começa pelo portal e depois lançará outras novidades no mercado local e regional. O Diretor de jornalismo da empresa, Aurivan Lacerda, explica que a cidade foi escolhida por ser um município em franco desenvolvimento e que polariza uma área com 36 municípios do RN e outros 10 do Ceará e da Paraíba. De acordo com o editor-chefe do Jornal do RN, que também é acadêmico de Letras, da UERN, Pau dos Ferros está se consagrando como pólo universitário da região e apresenta ótimos indicadores econômicos e sociais. O jornaldorn.com.br tem correspondentes em Mossoró, Apodi, Areia Branca, Tibau, Macau, Assu, Macaíba, Canguaretama, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Jucurutu, Caraúbas, Patu, Umarizal, Martins, Alexandria, São Miguel e Luís Gomes, além de blogueiros e colaboradores nas demais cidades. Quando acontecer, você será o primeiro a saber porque disporá do nosso mecanismo que lhe proporcionará os meios de acompanhar A VELOCIDADE DA NOTÍCIA.
O PORTAL
A princípio está em tela apenas a parte jornalística propriamente dita, dividida em colunas ou categorias. Teremos um espaço destinado aos eventos e fotos chamado de Fotos & Festas, bem como, outros serviços e entretenimento. Brevemente, será lançado o guia comercial que reunirá todas as empresas e prestadores de serviços da cidade em ordem alfabética e por ramo de atividades, com telefone e endereço, facilitando a vida de quem mora por aqui e daqueles que pretendem vir à cidade pólo do alto oeste potiguar. Outras novidades virão em seguida. No momento não podemos divulgar, pois ainda estamos planejando.

Dicas de Segurança nas Escolas

. Sempre colabore com a segurança na escola onde suas crianças estudam, seja no trânsito nas imediações, sejam nas medidas gerais de segurança que ela adota;
· Sempre oriente seu filhos a não conversar com estranhos ou aceitar ofertas que façam enquanto vai à escola (crianças que vão sozinhas) ou enquanto aguardam você ou o transporte escolar apanhá-las;
· Se as crianças puderem aguardar dentro da escola ou dentro de casa o transporte que as leva e traz é muito melhor;
· Não permita que suas crianças levem objetos que não interessem ao estudo para a escola, pois isto pode trazer problemas para elas, para os colegas e para a escola, como pincel atômico (usado para pixação) estiletes, canivetes e aparelhos caros como video games, celulares de maior valor, jóias mais valiosas e outros;
· Inspeções de inopino em bolsas e mochilas escolares pode ajudar neste controle além de que você poderá se surpreender com as coisas que jovens levam para a escola hoje em dia;
· Se você possue armas em casa, mantenha-as totalmente fora do alcance dos seus filhos principalmente se forem adolescentes: é muito grande o número de jovens que levam as armas dos pais para a escola sem que estes saibam;
· Se suas crianças são pequenas é ideal que sempre as mesmas pessoas as apanhem na escola, para não confundir os funcionários que acompanham a saída dos alunos da escola;
· Faça contato frequente com esses funcionários e faça com que conheçam seus filhos, isto ajuda muito na segurança das suas crianças;
· Cobre da escola níveis adequados de segurança na entrada e saída dos alunos, se achar que não está adequado.

11 de agosto de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta terça-feira(10), foram registradas as seguintes ocorrências Policiais:
Pau dos Ferros/RN, Ocorreu um acidente de trânsito, ocasionando danos materias;
Patu/RN, Foi registrado uma vias de fato, as pessoas de Rosineide Alves Cavalcante, 34 anos e Rita de Cássia Alves Santiago, 30 anos, por volta das 20:30 horas foram conduzidas a 7ª DRPC para as medidas cabiveis;
Luís Gomes/RN, foi registrada uma ocorrência correcional e
Martins/RN , Além do suicídio, ainda foi registrado um furto no Hotel Serrano, por volta das 22:00 horas, duas crianças de apenas 12 anos, foram flagrados dentro de um dos apartamentos com biscoitos, chocolates, entre outros gêneros alimentícios, as crianças foram apreendidas e encaminhadas ao Conselho Tutelar do município,ao serem indagados pelos Policiais Militares sobre o porquê deles furtarem, ambos disseram que fazem aquilo "porque gostam".
Os adolescentes serão apresentados ao Juizado da Infância e Juventude para providências complementares.

Agricultor morre vítima de enforcamento na zona rural de Martins/RN

Na manhã de hoje(11), por volta das 04:00 horas a Polícia Militar de Martins/RN sob o comando do Tenente Daniel, deslocou-se ao Sítio Pico dos Carros, zona rural de Martins/RN para atender uma ocorrência de suicídio por meio de enforcamento, ao chegar no local foi constatada a veracidade das informações, o agricultor Pedro José da Silva, 61 anos, se encontrava pendurado por uma corda no pescoço no interior de sua residencia, de imediato o local foi isolado até a chegada dos Peritos do ITEP que o encaminharam à Mossoró/RN para os exames de praxe.

Comunicado da Justiça Eleitoral/ 42ª Zona Eleitoral/ Luís Gomes /RN

Vinícius Loiola Aires, chefe de cartório da 42ª Zona Eleitoral, composta pelas cidades de Luís Gomes, Major Sales, Paraná e José da Penha, comunica aos eleitores que haverá regime de plantão em todas as Zonas Eleitorais do Estado nos dias 14/08(sábado) e 15/08 (domingo), das 8h às 14h, para atender aos interessados em solicitar a inscrição para votar em trânsito no dia da eleição – 3 de outubro.
Ainda no mesmo comunicado, o Analista Judiciário informa as pessoas que têm domicílio no interior do Estado, mas desejam votar -- apenas para Presidente da República -- em Natal ou em qualquer capital brasileira no dia da votação, que procurem as Zona Eleitorais para garantir sua vaga na seção especial.

Em Natal, a referida seção funcionará no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).
Durante os dias de plantão e horários já citados, os interessados devem se dirigir munidos de titulo de eleitor e documento de identificação.
Justiça Eleitoral
42ª Zona Eleitoral/ Luís Gomes /RN

10 de agosto de 2010

TAC regulariza venda de gás em Luís Gomes/RN

Uma empresa de revenda de gás de cozinha assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para garantir adequação à portaria nº 297, de 18 de novembro de 2003, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo o Promotor de Justiça Ricardo José da Costa Lima o comerciante ao se cadastrar junto à ANP toma ciência das exigências legais sobre sobre o correto manuseio dos botijões e sobre a segurança das instalações para seu armazenamento, com o intuito de não expor a população a risco que pode ser evitado. Com a assinatura do TAC essas condições são garantidas.
Pelo acordo, o comerciante se compromete a providenciar em até 60 dias o projeto de proteção contra incêndio e promover as alterações eventualmente necessárias em seu estabelecimento comercial e no lugar onde deposita o estoque dos botijões de gás a fim de adequá-los às normas de proteção estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. Até que seja feita a inspeção no local, fica proibida a armazenagem de qualquer botijão de gás, seco ou cheio, no local.
Posteriormente deve ser buscado o certificado do Corpo de Bombeiros que habilita a o empreendimento a atividade de revenda de Gás; o o alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura de Luís Gomes; e a autorização da ANP para o exercício da atividade.
Para cada descumprimento está prevista uma multa diária no valor de um salário mínimo.

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta segunda-feira(09), foram registradas duas ocorrências Policiais, na cidade de Patu/RN, a pessoa de Ana Lúcia da Conceição, 35 anos, foi conduzida a 7ª DRPC por desacato e em São Francisco do Oeste/RN, na manhã de hoje(10), por volta de 01h e 30 min, na Rua São Francisco, centro da cidade, malévolo(s) atearam fogo em um veiculo tipo, corsa, cor preta, placa JGM 3642/DF, que se encontrava estacionado em frente a residência do comerciante Raimundo Sousa da Silva, felizmente fogo foi percebido a tempo, danificando apenas uma das portas traseira. A policia ainda não tem pistas do(s) malévolo(s).

8 de agosto de 2010

Preso três suspeitos de tentativa de roubo na zona rural de Francisco Dantas/RN


Na noite de ontem(07), por volta das 21:30 horas, o comerciante André Amorim Batista, residente no Sítio Jacu, zona rural de Francisco Dantas/RN, se encontrava em sua residência quando chegaram três homens a pé lhe chamando, desconfiado dos três imediatamente fechou as portas e acionou a Polícia local, os três suspeitos tentaram a quebrar portas e janelas, com o barulho os vizinhos vieram e tentaram conter os suspeitos, que revidaram efetuando dois disparos de arma de fogo, um dos moradores ainda jogou uma foice, acertando o rosto de um dos suspeitos, que fugiram em seguida.
Com a chegada da Polícia no local , sob o comando do Sargento Azevedo, as informações colhidas, se sabia que era três homens, Sargento Azevedo, passou a diligenciar e por volta de 01h e 30 de hoje(08),ao abordar uma motocicleta com três ocupantes que trafegavam na RN 117, um deles ainda tentou se livrar de uma arma de fogo, tipo revolver calibre 38 e onze munições intáctas, sendo apreendido em poder deles: dois celulares, um carredor celular, uma camisa usada para esconder o rosto na da prática delituosa e uma certa quantia em dinheiro fracionado, os suspeitos foram presos e conduzidos a 4ª DRPC em Pau dos Ferros/RN,são eles: Gildenberg Pereira Leite(Bebé), Ubirailson Viana de Lima(Fofo) e Wilton Bezerra de Lima(Wilton de Salu), que cumprem pena em regime semi-aberto no Complexo Penitenciário de Pau dos Ferros/RN e segundo os mesmos foram beneficiados com o indulto do dia dos Pais.
#Com informações e fotos do blog Dantense.

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição neste sábado(07), foram registradas as seguintes ocorrências Policiais:
Pau dos Ferros/RN, Foram registradas seis ocorrências policiais:
1ª) Por volta das 11:00 horas de ontem(07), foi registrada uma violência domestica, tendo como acusado a pessoa de Marcos Inácio de Almeida 36 anos, tendo como vítima a sua sobrinha Paloma Raquel de Almeida, 19 anos, fato ocorrido na Rua Jose Simões de Araújo, o mesmo foi conduzido e apresentado a 4ª DRPC para para as medidas cabíveis;
2ª) Foi registrada uma vias de fato, na tarde de ontem(07), por volta das 17:30 horas na Av. Independência, as pessoas de Erivaldo Leite Feitosa, 45 anos, conhecido por Valdo e Maria Idalene Ferreira da Silva, 32 anos, ambos foram conduzidos e apresentado a 4ª DRPC para para as medidas cabíveis;
3ª) Foi registrado uma tentativa de estupro, tendo como vítima a pessoa de FPCN e a pessoa de MEAO, suposto acusado, fato ocorrido na noite de ontem(07), por trás da Prefeitura municipal; 4ª) Sedução e Aliciamento de adolescente, tendo como suposto acusado uma pessoa conhecida por BQ Fuquire, vítima é uma adolescente de 13 anos, GBA;
5ª) Foi registrada uma violência domestica a pessoa de Nivaldo Alves de Souza, 28 anos, suposto acusado tendo como vítima sua companheira Maria de socorro da silva, 28 anos, o mesmo responderá as sanções prevista na Lei Maria da Penha e
6ª) A pessoa de Karigina Henrique feire, 20 anos e a adolescente LMO, 16 anos, no Bairro São Benedito, onde realizava uma festa de rua, entraram em vias de fato e ambas foram conduzidas e apresentado a 4ª DRPC para para as medidas cabíveis;< )>
Patu/RN, Foi registrada uma fuga de dois apenados (Já postado) e ainda foi registrado um acidente de transito com uma pessoa lesionada, a pessoa de Evandro do Nascimento Santos, 33 anos, conduzia a motocicleta Titan, cor vermelha, ano 2006, placa MYN 6282/RN, pela RN 078, vindo a cair e sofreu escoriações pelo corpo;
Umarizal/RN, foram registradas duas prisões por roubo a pessoas, Marcos Antonio Dias Da Costa, 22 anos, foi preso por roubar a importância de R$ 180 reais e um aparelho celular da adolescente IKSP e ainda foi preso, a pessoa de Jose Dioclesio da Silva Souza, 32 anos, por roubo da importância de R$ 10 reais da pessoa de Lilia Maria da Costa Oliveira, 29 anos e ainda foi registrada uma tentativa de homicídio, por volta das 21:00 horas de ontem(07), na Rua Olho D`Água dos Borges, centro de Umarizal/RN a pessoa de João Batista da Silva Costa, 39 anos desferiu uma cultilada de faca no torax da pessoa de Wildenilson de Morais, 34 anos, que foi socorrido para o Hospital em Mossoró/RN;
Olho Dágua dos Borges/RN, foi registrada uma perturbação do sossego, tendo como suposto acusado o estudante João Victor Guedes de Araujo, 20 anos, se encontrava no centro da cidade com o veiculo fiesta, cor cinza, ano 2007 , placa MYG 4245/RNl, com o som abusivo;
Antonio Martins/RN , foi registrada uma ocorrência correcional e ainda um acidente de transito com danos materiais, pessoa de Francisco Cassiano da Silva, 27 anos, trafegava pela BR 226, conduzindo o veiculo corsa sedan, cor cinza, ano 2008, placa DYG- 4821/RN, quando perdeu o controle de direção e capotou, os ocupantes nada sofreram;
Pilões/RN, Foi apreendida uma motocicleta CG 125, titan, cor verde, placa MYP 3123/RN, ano 2001, a mesma estava sendo conduzida por uma adolescente SSP, 16 anos e
Tenente Ananias RN, foram registradas duas ocorrências correcionais.

A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

7 de agosto de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta sexta-feira(06), foram registradas as seguintes ocorrências Policiais:
Pau dos Ferros/RN, Foi registrada na madrugada de hoje(07), por volta das 02:00 horas, uma violência domestica, a pessoa de Francisco Cileudo de Oliveira, 23 anos, promovia desordens na residência de sua Genitora Maria de Fátima Rodrigues Ferreira, 57 anos, residente no bairro Riacho do Meio e fazendo ameaças e agressões morais, o mesmo foi conduzido a 4ª DRPC , sendo autuado em flagrante de delito e irá responder na Justiça as sanções previstas na Lei Maria da Penha e ainda foi registrado uma apreensão de uma arma branca, a pessoa de Francisco Gilberto Lopes da Silva, 23 anos, por volta das 04:40 horas de hoje(07), no Conjunto Manuel Deodato após uma abordagem policial foi encontrado portando ilegalmente uma faca, marca tramontina, com 23 cm de lâmina, o mesmo foi conduzido e apresentado a 4ª DRPC para para as medidas cabíveis;
Alexandria/RN, Foi registrado um roubo, dois malévolos ainda não identificados, por volta das 20:00 horas adentraram na Farmácia do Sr. Sílvio Caldas de Oliveira e anunciaram o assalto, subtraído da vítima uma importância de R$ 260 reais e fugiram com destino ignorado;
Almino Afonso/RN, Foi furtada na madrugada de hoje(07), por volta de 01:20 hora, a motocicleta CG 125, titan, cor azul, placa MYU 1454/RN, ano 98, a mesma estava estacionada em frente a residência do seu proprietário Alex Carlos Dias, a Polícia local ainda não tem pistas do(s) malévolo(s);
Umarizal/RN, foi registrado um acidente de trânsito, um veículo saveiro, placa NMQ 1393/RN conduzido por Manoel Edilson de Lima colidiu com uma motocicleta conduzida por Gilvan Sabino de Almeida e vindo como carona a Srª Antônia Alane de Sousa, ambos sofreram escoriações pelo corpo;
São Miguel/RN, foi registrado uma violência domestica, por volta das 14:40 horas de ontem(06), no Alto de Santa Tereza, a pessoa de Francisco Messias foi preso em flagrante de delito, por ter agredido moralmente sua esposa Damiana Teixeira de Lima, o mesmo foi autuado nas penas da Lei Maria da Penha e
Paraná/RN, foi registrado um crime de homicídio(já postado).

Secretário Municipal é assassinado em Paraná RN

O secretário da Prefeitura Municipal de Paraná/RN, José Agnaldo Maia, 51 anos, conhecido por "Galego do Cartório" foi assassinado na noite de ontem(06), por volta das 22hs e 10 min, no Club Chapéu de Palha, em Paraná/RN, pelo o funcionário Publico municipal Genil Pereira Dantas, conhecido por "Genil de Chico Dantas", que efetuou seis disparos de arma de fogo(revolver), a vítima foi alvejada por dois disparos, atingindo seu abdomen, ambos residentes em Paraná/RN.
Galego do Cartório se encontrava bebendo com mais dois amigos(Márcio e Denez) no Club Chapéu de Palha, que fica próximo a sua residência, momento em que Genil chegou pediu uma dose(cachaça) e em seguida se aproximou da vitima e efetuou o primeiro disparo, Galego após ser atingido na barriga saiu correndo em direção a sua casa e Genil perseguiu efetuando disparos, os companheiros da vítima tentaram pegar Genil. Márcio segurou a vítima antes de cair e Denez foi em direção a Genil, que ainda apontou a arma para Denez e apertou o gatilho por várias vezes mas por sorte de Denez, a arma já estava vazia, Genil foi saindo de costa e correu em direção ao matagal, fugindo a pé com destino as serras nas proximidades da cidade, o veiculo tipo fiat, abandonado por Genil foi apreendido e a Polícia local desde a hora do fato que estão fazendo diligências, na tentativa de capturar o foragido.
Galego foi socorrido para o Hospital de Tenente Ananias/RN mas faleceu antes de dar entrada naquela unidade hospitalar, o corpo foi encaminhado ao ITEP/RN e será sepultado na tarde de hoje, em Itaú/RN sua terra natal.
O motivo será esclarecido com a conclusão do inquérito policial que será instaurado pelo Dr. José Célio, Delegado Regional, mas informações populares dão conte que o crime foi gerado por motivo da esposa de Genil ter saído de casa e estava morando com a vitima, Genil tentou várias vezes a reconciliação e pedia para a mesma voltar a viver com ele, diante da negativa da esposa, Genil teria vendido um som do seu veiculo a poucos dias e teria comprado a arma usada no crime, no final da tarde de ontem(06), Genil teria feito outra tentativa para sua ex-mulher voltar para casa, diante de mais uma tentativa frustada, Genil decidiu por fim a vida do Secretário Municipal.

PM / RN promove 194 Policiais

Em solenidade realizada na manhã de ontem(06), a Polícia Militar encerra o Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo, formando 194 policiais que possuíam mais de 15 anos de serviço na Instituição.
O curso teve duração de um mês, com carga horária aproximada de 140 horas/aula com ênfase em Disciplinas pertinentes a nova função, como Relações Humanas, Legislação Penal e Militar, dentre outras.
A solenidade contou com a participação do Exmº Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Desembargador Cristovam Praxedes além do Sr. Comandante Geral da Polícia Militar e diversas autoridades civis e militares.
Espera-se que, com a formatura dos cabos que estavam frequentando o Estágio de Habilitação de Cabos (EHC), o Comando Geral lance o edital dos concursos internos para os Cursos de Formação de Cabos e Sargentos. Segundo informações do Comando Geral, serão oferecidas em torno de 1.500 vagas divididas para ambas as graduações. O edital estaria sendo concluído no último dia 05, e estaria sendo publicado no Boletim Geral da Instituição nos próximos dias.
fonte: Portal da PMRN
Nota do Blog: Parabéns a todos pela conclusão do EHC, em especial aos novos Cabos André, Faustino, Wilson, Ritomar e os demais pertencentes ao 7º BPM, em Pau dos Ferros/RN.

6 de agosto de 2010

Escola da zona rural de Coronel João pessoa/RN é destaque nos JERNs

A Escola Municipal Maria Almeida de Negreiros da comunidade Rural do Sitio Carrasco, município de Cel. João Pessoa/RN em sua primeira participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte vem fazendo bonito.
Em sua estréia na categoria juvenil masculino a equipe não foi bem e acabou derrotada pela Escola Desembargador Sinval Moreira Dias pelo placar de 4 a 1. Em sua segunda partida válida pela fase de classificação a equipe mostrou superação e goleou a Escola Estadual Licurgo Nunes e avançou a segunda fase.
Na fase de oitavas de final pela frente a Escola Estadual Professor José Prospero que também representa o município de Cel. João Pessoa e no final nova vitória por 5 a 3 a vaga garantida nas quartas de final. Resta aguardar os jogos subseqüentes e torcer para que os garotos daquela comunidade rural consigam novos resultados.

MP investiga condições de Conselhos Tutelares no Alto Oeste Potiguar

Foram publicadas três Portarias instaurando Inquéritos Civis Publicos para apurar as condições deficientes da estrutura dos Conselhos Tutelares de Serrinha dos Pintos, Martins e Antônio Martins/RN, no Alto Oeste potiguar. Baseada na Lei nº Lei 8.069/90, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Promotora de Justiça Gerliana Maria Silva Araújo Rocha investiga informações dos conselheiros tutelares de que os gestores municipais ainda não providenciaram estrutura para o pleno funcionamento dos órgãos.
A Promotora lembra que no ano de 2004 foram firmados Termos de Ajustamento de Conduta – TAC - com as prefeituras dos três municípios para a instalação dos Conselhos Tutelares. E complementa: “Vamos nos reunir com os gestores para tratar dos termos dos TACs e se restar comprovada a não tomada de providências, o Ministério Público executará os termos previstos em documento”.
Coisas simples como mobiliário, linha telefônica, computadores e internet ainda não foram disponibilizados pelo poder executivo municipal. Nem mesmo local para o atendimento aos cidadãos foi cedido.
Na próxima semana os prefeitos serão oficiados e terão um prazo de 15 dias para se manifestarem a respeito das condições de trabalho para os Conselhos Tutelares.
Fonte:Assessoria de Imprensa do MPRN

Acusados de crimes são presos em Alexandria/RN

Na manhã de ontem(05) por volta das 22h:30min, após denúncias recebidas através do Telefone 190, policiais do GTO desta 3ª CPM/7º BPM – Alexandria-RN, sob o Comando do Maj PM Humberto, fizeram a prisão dos acusados FLÁVIO DIAS MELO,com 19 anos,residente no Bairro Cascalho e ADEILSON PEREIRA DA SILVA. Os mesmos são acusados de haverem praticados crime de roubo na residência da senhora conhecida por “NETA PRETA”, de onde levaram a importância de aproximadamente R$ 5.000,00 (cinco mil reais), segundo informações da vítima. Segundo os acusados, com o dinheiro do roubo adquiriram um revólver cal. 38, Rossi(foto), 05 tiros, de uma pessoa Conhecida por “passarinho”. Ainda segundo informações, a pessoa de Adeilson, na noite anterior estava exibindo a dita arma no “bar da rodoviária”, e dizendo que “era para sair para a estrada”. Dando a entender que a dita arma provalvelmente seria utilizado para o cometimento de crimes. Os acusados foram entregues na sede da 8ª DRP, onde a autoridade policial tomará as medidas complementares.

Deputado acusa diretor do DNOCS de trocar convênios por apoio político para o filho


O tempo passa, a campanha eleitoral vai se afunilando e a briga por votos vai gerando arestas, acusações e denuncias. Uma das disputas mais acirradas começa a vislumbrar na região do alto oeste entre o esquema político liderado pelo Deputado Estadual Getúlio Rêgo (DEM) e o grupamento capitaneado pelo ex-Deputado Estadual e atual Diretor do DNOCS (Departamento nacional de Obras Contra as Secas) Elias Fernandes (PMDB). O parlamentar que é pai do Prefeito de Pau dos Ferros/RN, Leonardo Rêgo, invocou o Ministério Público no sentido de proceder um levantamento investigativo em torno dos convênios firmados entre o órgão federal e algumas Prefeituras, ressaltando que os acordos são feitos, prioritariamente, com Prefeitos que se comprometem em apoiar a candidatura do publicitário Gustavo Fernandes – filho do dirigente autárquico. “Se for feito um levantamento sobre os convênios do DNOCS, vai ficar claro que onde o prefeito se compromete com a candidatura a deputado estadual de Gustavo Fernandes (filho de Elias Fernandes) o convênio é celebrado sem problemas e as obras são realizadas. Há prefeitos que votam no nosso candidato ao Governo, mas dispensam a possibilidade de apoio aos candidatos à Assembleia Legislativa para não prejudicar as obras no município. Isso é um absurdo”, afirmou Getúlio. Ainda conforme o democrata, apenas existem raras exceções de municípios que tiveram parceria celebrada com o DNOCS e o chefe do executivo não está com Gustavo. Getúlio lembrou que esse tipo de barganha política patrocinada com recursos federais vem sendo praticado desde as eleições de 2008. Além de declarações na imprensa e nos palanques, o parlamentar tambem irá formular as denuncias à justiça eleitoral por escrito.

A Editoria Política deste portal(Jornal do RN) tentou um contato com o Diretor do DNOCS, Elias Fernandes e não conseguiu. Houve uma tentativa de diálogo com Gustavo Fernandes – filho de Elias – que estava em visita política e não pode estender a conversa. Ficou de retornar a ligação, porem, deve ter esquecido.
fonte:JornaldoRN

5 de agosto de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição nesta quarta-feira(04), foram registradas as seguintes ocorrências Policiais:

Pau dos Ferros/RN, Foi registrada uma violência doméstica por volta de 01h:40min, o jovem Ricardo Tounan Fernandes da Silva 18 anos, apresentando sinais de embriaguez promovia desordens na residência de sua genitora Antonia Fernandes da Silva 70 anos e ainda agressões morais e ainda foi registrada
uma vias de fato, as pessoas de Carpegiane França de Souza, 38 anos e Maria Luzirene da Silva 18 anos, por volta de 00:00 h(05), no conjunto Manuel Deodato entraram em vias de fato, ambos foram conduzidos a 4ª DRPC para as medidas cabiveis;
Luís Gomes/RN, Foi registrado duas ocorrências correcionais;
Umarizal/RN, Foi registrado um acidente de trânsito ocasionando danos materiais, o Sr. Josemar Pereira do Nascimento, conduzia um veiculo tipo Gol cor preta, ano 96, placa MYW 6300/RN, colidiu com a residência da senhora Aurina Feliciana de Morais 57 anos, fato ocorrido por volta das 20:00 horas,;
Alexandria/RN, Foi registrado uma embriaguez ao volante, o senhor Paulo Loubo da Silva conduzia uma moto Today 125 cor vermelha sem placa, pelas vias publicas apresentando sinais de embriaguez e ainda foi registrada uma violência domestica, o jovem Romário Pereira Messias, 18 anos, fez agressões a sua companheira Edivânia Nunes dos Santos e responderá as sanções prevista na Lei Maria da Penha, sendo registrado ainda as prisões por roubo e posse legal de arma de fogo, já postamos anteriormente;
São Miguel/RN, foi registrado um acidente de transito com lesão corporal, o senhor Damião Augusto de Souza 28 anos bateu em um poste e foi conduzido para o hospital local,o mesmo conduzia uma moto titan 125 ano 2000 placa MYX 4270/RN fato ocorrido foi por volta das 19h e 40 de ontem(04) e
Pilões/RN, moto recuperada e apreensão de arma de fogo, realizada pelo GTO/7ºBPM, já postado.
Recebemos informações de que na RN 117, trecho entre Paraná/RN e Br 405, ocorreu um capotamento de um fiat, na noite de ontem(04) provocando lesões grave em uma criança, após o capotamento as vítimas foram socorridas para o Hospital em Tenente Ananias/RN e informações preliminares dão conta que um dos ocupantes era uma criança e sofreu fraturas em um dos braços, o condutor do veiculo ainda não procurou a Delegacia de Polícia para fazer o BO, o acidente ocorreu no trecho que está sendo recuperado e nosso blog já fez orientações aos condutores de veículos para dobrarem sua atenção quando trafegarem no referido trecho.
Vários acidentes já ocorreram na referida rodovia e as vítimas não procuram a Delegacia de Polícia para o registro, só procuram algum tempo depois com o intuito de receber o DPVAT, os motivos de não comunicarem o fato a Autoridade local são vários, embriaguez ao volante, falta de CNH, documentação irregular do veiculo envolvido e muitos outros motivos.

Promotor recebe denúnca que analfabetos foram aprovados em concurso de Prefeitura

O promotor de Justiça da Comarca de São Miguel/RN, Gláucio Pinto Garcia, instaurou IPC (Inquérito Civil Público) para apurar denuncias de irregularidades na aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Venha Ver/RN, sob a égide do edital 001/2010, destinado ao preenchimento de vagas nos quadros da administração pública municipal. Conforme explanação do douto promotor, os denunciantes alegam a suposta aprovação de candidatos analfabetos no certame. O Ministério Público vai averiguar ainda a suposta repetição das provas aplicadas nos turnos matutino e vespertino além de irregularidades no processamento dos recursos e incorreções na nota final. O Prefeito de Venha Ver/RN, senhor Expedito Salviano, já foi intimado a prestar uma série de esclarecimentos e apresentar documentos, dentre eles, cópias do resultado do concurso público, dos cartões de resposta dos candidatos, das folhas de presença dos locais de prova, do contrato com a empresa encarregada de elaborar o processo seletivo e da documentação referente aos candidatos: Josefa Elizete Pessoa ( 2ª colocada para o cargo de ASG) e Reginaldo (1° colocado para o cargo de FISCAL).
Fonte: Jornaldorn/MPE São Miguel/RN