31 de março de 2010

Nove projetos chegam à Assembleia e vão ser votados em extraordinária

Somente nesta terça-feira chegaram a Assembleia Legislativa as mensagens que tratam de planos de cargos, carreiras e salários de algumas categorias de servidores públicos, entre elas da Educação, da Saúde e da Polícia Civil, que tinha voltado a entrar em greve como forma de pressão para que os acordos firmados no final da paralisação anterior fossem cumpridos.

Dois projetos chegaram a Mesa do Legislativo quando a sessão já estava em andamento. Foram os do Plano de Cargos e Remuneração dos servidores da Fundação José Augusto e do reajuste dos pilotos dos aviões do Estado.

Com a concordância dos líderes partidários, o presidente do Legislativo, deputado Robinson Faria – PMN convocou para as 8 horas desta quarta-feira uma reunião extraordinária para discussão e votação das matérias, que precisam ser sancionadas no mesmo dia para publicação no Diário Oficial do Estado da quinta-feira, cumprindo o prazo determinado pela Justiça Eleitoral.

As nove matérias da pauta para a extraordinárias são: Plano de Cargos e Remuneração dos servidores do Gabinete Civil do Governo; Remuneração do Magistério Público; Reajuste do pessoal da Saúde; Plano de Cargos da Secretaria de Tributação; Reajuste dos servidores vinculados à Tributação; Alteração da Lei dos Agentes Penitenciários; Lei Orgânica da Polícia Civil; Plano de Cargos e Remuneração da Fundação José Augusto e Reajuste dos Pilotos do Estado.

Embora todas as lideranças tenham concordado em dispensar a tramitação das matérias, a bancada da oposição reagiu pelo fato de a governadora só ter enviado as mensagens no apagar das luzes do seu governo. Inclusive na sessão foi lida o ofício da governadora Wilma de Faria comunicando ao Legislativo que renúncia ao cargo, a partir das 13 horas desta quarta-feira.

A primeira reação na demora do envio dos projetos partiu do deputado José Dias, líder do PMDB. “Essa é uma situação insólita e absurda. O governo passou sete anos e três meses enganando os servidores. Nós não vamos ter tempo de discutir e melhorar a situação dos servidores. Por uma questão humanitária, pois não podemos ser contra a qualquer coisa que beneficie as categorias, temos que participar dessa situação”, disse.

Paulo Davim – PV disse que era um avanço de pura conquista “Não foi um presente do governo. Parabenizo as categorias que de forma destemida buscaram as melhorias. Estou preocupado com o calendário, pois é vedada a publicação dessas matérias depois do dia 6”, afirmou.

Getúlio Rêgo – DEM também disse que não se tratava de uma generosidade e que se não fosse a resistência da oposição, a matéria da Polícia Civil não teria vindo para o Legislativo, por culpa da paralisia do Governo.
O deputado Fernando Mineiro-PT também falou na persistência dos servidores, mas as matérias chegaram graças, também, pelo reconhecimento do governo a luta das categorias. “Prefiro que tenham chegado no último dia do que não terem vindo, como aconteceu em outros governos”.

O outro orador do Grande Expediente, deputado Gustavo Carvalho-PSB parabenizou a governadora Wilma de Faria, que renúncia ao cargo nesta quarta-feira, por ter feito um diferencial em sua administração, destacando os avanços no desenvolvimento do Rio Grande do Norte em vários setores.

Veículo é furtado na manhã de hoje em Pau dos Ferros/RN

Na manhã de hoje(30), por volta das 11:00 horas foi furtada no centro de Pau dos Ferros/RN, uma caminhoneta do tipo D-20, cor verde, placas KGP-9213/RN, ano 1994 de Marcelino Vieira/RN. o referido veículo estava estacionada nas proximidades do Banco Nordeste e quando retornou não encontrou seu veículono local, diligências foram efetuadas por PMs mas não obtiveram exito, o proprietário só compareceu a 4ª DRPC, no final da tarde para fazer o registro da ocorrência. qualquer informação entrar em contato com a Delegacia de Polícia mais próxima ou através dos telefones 0xx84 3351 2729(7º BPM), 0xx 84 3351 9650(4ª DRPC) o 190.

29 de março de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Sábado(27)bastante movimentado na jurisdição do 7º BPM, foram registradas as seguintes ocorrências :
Setor Policial e hospitalar bastante movimentado em Pau dos Ferros/RN:
Foram registrados dois acidentes de trânsito na cidade de Pau dos Ferros/RN:
o acidente ocorreu por volta das 19:50 horas de ontem(27), a pessoa de Valdélio da Silva Pontes, residente no Sítio Cachimbo Acesso, zona rural de São Francisco do Oeste/RN, conduzia a motocicleta Honda 150, Titan, cor vermelha, placa MYN 6774/RN, o mesmo vinha na Br 405, altura do KM 148, bairro João XXIII, perímetro urbano de Pau dos Ferros/RN, quando perdeu o controle de direção caindo sobre a pista de rolamento fraturando o punho direito, além de sofrer fraturas expostas e cortes profundos nas pernas e braço direito, ainda vinha como carona uma adolescente de 13 anos, das iniciais MBLS, que fraturou uma das pernas ;
O acidente de trânsito com uma vitima fatal, ocorreu por volta das 21:20 horas de ontem(27), na BR 405, altura do km 144, zona rural de Pau dos Ferros/RN, O moto taxista Romildo Fernandes Ferreira, 44 anos, conduzia a motocicleta , honda, cor vermelha, ano 2003, placa MXM 4699/RN, no sentido Pau dos Ferros/RN à São Francisco do Oeste/RN quando a pessoa de Antônio Auriberto da Silva Costa, 24 anos, conduzia a motocicleta Honda, cor preta, placa MNK 4421/RN(foto), em sentido contrário ocorrendo a colisão frontal, Antônio Auriberto foi socorrido por uma ambulância de Dr. Severiano/RN que passava no local e Romildo Ferreira morreu instantaneamente, traumatismo craniano, fratura da perna esquerda, fratura no braço esquerdo, ficando dentro do mato ao lado da Br, Auriberto após ser atendido no Hospital Regional local foi imediatamente transferido para Mossoró/RN, primeiramente compareceu ao local a Guarnição de Rádio Patrulha comandada pelo Cabo Resende que providenciou o socorro de Auriberto, em seguida o 4º DPRE e posteriormente Polícia Rodoviária Federal e o ITEP/RN, compareceram ao local do sinistro para tomar as medidas cabiveis, ainda acreditava que uma terceira pessoa poderia esta envolvida no acidente, Auriberto afirmava que vinha um carona, mas a pessoa informada por ele, a PM entrou em contato como o mesmo na cidade de São Francisco do Oeste/RN;
No mesmo horário e local do 1º acidente de Trânsito a pessoa de José Sueldo Alves da Costa, pescador, avistou a pessoa conhecida por Galego dos Passarinhos com uma ligeira discussão com uma terceira pessoa, José Sueldo percebeu Galego sacar uma faca e ao tomar a faca se feriu no rosto e seus dedos, sendo encaminhado ao Hospital rRegional , a faca foi apreendida por Policiais do 4º DPRE e entregue a 4ª DRPC, para as medidas cabiveis e a pessoa do suspeito conhecido como Galego dos Passarinhos fugiu do local;
Ainda em Pau dos Ferros/RN, por volta das 21:50 horas o Vereador Gilson Rêgo ao tentar passar em seu veiculo pela correnteza em frente ao Super mercado Queiroz caiu em um buraco feito pelas águas e foi retirado do local por amigos e PMs, nada sofrera;
Agricultor espanca mulher em Coronel João Pessoa/RN
O agricultor Luís Moreira de Freitas, 60 anos, por volta das 11:35 horas de ontem(27) agrediu fisicamente sua esposa Maria de Sousa Freitas Lima 52 anos, onde o mesmo foi autuado em flagrante de delito nas penas da Lei Maria da Penha/RN;
Pedreiro sofre tentativa de homicídio em São Francisco do Oeste/RN
Na tarde de ontem(27), por volta das 15:10 horas, em um bar na cidade de São Francisco do Oeste/RN, a pessoa identificada apenas como sendo "Edimarcos" tentou assassinar o pedreiro João Raimundo de Lima(foto), 50 anos, o suspeito usando um espeto de assar carne, tentou furar a vítima, ainda chegou a ser atingida na garganta e antebraço direito, o agressor não conseguiu seu intento, por motivo que a vitima se defendeu com uma cadeira, após ser atingida a vitima foi socorrida para o a vitima foi liberada e o agressor fugiu do local;
Dois suspeitos são presos por tentativa de homicídio em Umarizal/RN
Na noite de ontem(27), por volta das 20:40 h, o pedreiro José Nilson de Medeiros, 46 anos , residente em Natal/RN e o motorista Kaio Marcelo dos Santos, 25 anos, foram presos por serem suspeitos da tentativa de homicídio em que foi vitima o agricultor Ivanildo Pinto de Andrade, 41 anos de idade, residente no bairro são José em Umarizal/RN, a vitima sofreu três disparos de arma de fogo, que lhe atingiram a região torácica e abdominal, sendo socorrido para Tarcísio Maia em Mossoró/RN, o fato ocorreu na rua Nova, Bairro Multirão, a arma de fogo utilizada no crime não foi encontrada em poder dos suspeitos, tendo sido encontrado apenas uma bainha de um revólver calibre 38. É provável que os suspeitos tenham jogado a arma fora quando perceberam a presença da Polícia e
Ainda em Umarizal/RN, foi registrado um espancamento o agricultor Delmiro Ferreira da Silva, 36 anos, agrediu com socos o idoso Luís Ferreira Nunes, 68 anos, residente no S´tio Campos, zona rural de Umarizal/RN, o fato aconteceu na Rua 27 de Novembro, por volta das 17:30 horas; Homem sofre tentativa de homicídio em Alexandria/RN, resolve se vingar e acaba morto


Lindomar bento da Silva, conhecido como "Bode" foi vítima de tentativa de homicídio na manhã de ontem927), pro volta das 11h30min no centro de Alexandria/RN.
Seu primo, conhecido como "Xui" efetuou um disparo de arma de fogo contra Lindomar, entretanto, o projétil atingiu o orelhão (foto) de um lado e tranfixou pelo outro.
Após informações, policiais do GTO (Grupo Tático Operacional) e Rádio-Patrulha, da 3ªCPM/7ºBPM sob o comando do Asp. PM Daniel, Oficial de Dia, empreenderam diligências no intuito de localizar "Xui". Sem êxito nas diligências, os policiais encaminharam Lindomar à 8ªDRPC para registrar o Boletim de Ocorrência.
Lindomar ao saiu da Delegacia, foi para sua residencia , pegou duas armas de fogo e foi até a residência de "Xui" no Sítio Casteliano, zona rural de Alexandria/RN. Chegando lá, efetuou alguns disparos defronte da casa do ofensor, havendo uma a troca de tiros, Lindomar foi alvejado e socorrido para o Hospital em Alexandria/RN, porém, não resistiu e veio a óbito.
Segundo informações, o suspeito que efetuou os disparos que vitimou Lindomar foi o irmão de "Xui", José Agripino da Silva, a Polícia foi ao local e apreendeu 4 armas no total. Três delas foram encontradas nas residências de José Agripino e Xui, sendo duas espingardas "bate-bucha" e uma garruncha e alguns cartuchos deflagrados (foto). Já a arma utilizada pela vítima, foi um revólver calibre .38 (foto).
Vítima e acusados eram primos e a muito tempo não gozava de boas amizades entre eles, ocasionados por desentendimentos ocorridos no passado.
A Polícia que as diligências continuaram no intuito de localizar os acusados do crime.

27 de março de 2010

fotos: por trás das grades



Rádio e pistola deixados pelos assassinos...








O agropecuarista e ex-prefeito da cidade de Campo Grande/RN, Antônio Veras, foi assassinado na tarde de ontem(26), por volta das 17:00 horas, juntamente com Veras ainda foram mortos dois PMs que faziam sua segurança particular, identificados como Jackson Cristino Dantas e Solano Costa de Medeiros, lotados no 6ºBPM, em Caicó/RN, Veras foi vítima de uma emboscada quando chegava a sua propriedade na zona rural de Janduis/RN, os homens surpreenderam, quando o veiculo caminhonete Nissan Frontier , conduzida por Veras, reduzia a velocidade, os homens começaram a atirar, de acordo com a polícia, pelo menos 100 tiros de pistolas .40, escopeta calibre 12 e até de um fuzil 556 foram disparados, os motivos ainda são desconhecidos, com características de pistolagem, dois irmãos de Veras também foram assassinados recentemente, Antônio Veras governou o município de Campo Grande entre 1997e 2000, os corpos foram levados ao ITEP/RN onde serão submetidos aos exames de praxe, A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos, um fato que chamou a atenção, os suspeitos deixaram no local, um rádio de pilhas , utilizado para passar o tempo dos homens, enquanto aguardavam suas vítimas e uma pistola também foi esquecida no local da chachina.

26 de março de 2010

Paraná/Francisco Dantas/Antônio Martins/RN, parabéns pelos seus 47 anos de emancipação política, hoje(26)

Paraná/RN
Foi nas redondezas de uma lagoa existente no pé da serra, no território do município de Luís Gomes/RN, que teve início um povoado que conseguiu se desenvolver por causa da facilidade do plantio em suas terras.
Um pioneiro daquela localidade tomou a decisão de chamar o povoado de Paraná/RN e apresentou dois motivos para a escolha do nome. Primeiro, era uma referência direta ao desenvolvido Estado do sul do País; segundo, era o nome de um garoto que ele conhecia. O certo é que o nome caiu no gosto do povo e entrou para a história.
Paraná/RN desmembrou-se de Luís Gomes/RN no dia 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.842 e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.
Limites:
Norte - Major Sales e José da Penha.
Sul - Estado da Paraíba.
Leste - Tenente Ananias.
Oeste - Estado da Paraíba e Major Sales.
Francisco Dantas/RN
Às margens do riacho Tesoura, surgiu uma povoação formada, na sua maioria, por pessoas que viviam da produção agrícola.
No ano de 1942, a localidade de Tesoura ainda contava com uma pequena quantidade de casas, porém os sinais de progresso já se faziam presentes.
Passados vinte e um anos, no dia 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.856, Tesoura deixou de ser povoado, desmembrou-se de Portalegre e tornou-se um novo município potiguar, com o nome de Francisco Dantas/RN
O nome foi uma homenagem a Francisco Dantas de Araújo, paraibano que no Rio Grande do Norte destacou-se como fazendeiro, negociante político e o primeiro Prefeito eleito de Pau dos Ferros, cidade onde faleceu no ano de 1942.
Limites:
Norte - Taboleiro Grande e São Francisco do Oeste .
Sul - Pau dos Ferros.
Leste - Portalegre e Serrinha dos Pintos.
Oeste -Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste.
">Antônio Martins/RN
No final do século XIX, numa localidade encravada no Médio Oeste do Estado, pertencente ao município de Martins, Justino Ferreira de Souza, construiu a primeira moradia rebocada e devidamente caiada. Assim teve início um povoamento que recebeu o nome de Boa Esperança. Além de sua moradia, Justino Ferreira também fez o cemitério e iniciou a edificação da capela de Santo Antônio com doações recebidas dos pobres.
Com a construção de novas residências e a ampliação das plantações, o povoado conseguiu aumentar seu desenvolvimento. A partir de 1943, o nome do povoado sofreu uma mudança e passou a se chamar Demétrio Lemos, em homenagem ao Coronel Rego Lemos, um cidadão de Martins que se destacava pelas benfeitorias feitas na localidade que, com, recursos próprios implantou a Rodoviária 13 de Maio, com uma extensão de 6.300 metros.
O povoado desmembrou-se de Martins no dia 26 de março de 1963, através da Lei nº 2.754, tornando-se município com o nome oficial de Antônio Martins, em homenagem ao médico e deputado, natural da cidade de Martins, que prestou muitos serviços à região Oeste do Estado.
Limites;
Norte - Martins e Frutuoso Gomes.
Sul - Alexandria, Pilões e João Dias.
Leste - Almino Afonso e João Dias.
Oeste -Marcelino Vieira e Pau dos Ferros.
Fonte: idema

25 de março de 2010

Assembléia realiza debate sobre Cajueiro de Pirangi

O Centro de estudos e debates da Assembléia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (25) a primeira audiência pública de 2010. O tema foi o Cajueiro de Pirangi, localizado no município de Parnamirim. O constante crescimento dessa árvore esbarra no crescimento urbano e no trânsito da região. O debate sobre o assunto foi proposto pelo deputado Paulo Davim. Participaram da discussão representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Parnamirim, do Ministério Público e de associações de moradores de Pirangi.

Com aproximadamente 8,5 mil metros quadrados de área, o Cajueiro de Pirangi é a maior árvore frutífera do mundo. Além de ser um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, o cajueiro movimenta o comércio da região, gerando emprego e renda para dezenas de pessoas. Nos últimos anos, porém, a árvore está no centro de uma polêmica. Seus galhos continuam crescendo e chegam a ocupar as pistas da estrada RN 63, rodovia estadual que dá acesso a praias como Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta.

Há quem defenda, portanto, que o cajueiro volte a ser podado, como era até o ano 2000. A medida aliviaria o trânsito caótico na região em determinadas épocas do ano, pois a RN 63 seria desobstruída. O diretor de obras do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do estado (DER-RN), Caio Múcio, explicou que a poda é necessária: “Precisamos retirar a parte do cajueiro que está crescendo dentro da rodovia”, afirmou. Ele sugeriu que o governo desaproprie terrenos na rua dos fundos do cajueiro, para que a árvore possa continuar crescendo naquela direção. A poda também é defendida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

A idéia de podar a árvore não é vista com simpatia pelo Ministério Público e por ambientalistas. A promotora do Meio Ambiente de Parnamirim, Luciana Maciel, publicou recomendação no Diário Oficial do Estado nesta semana que desaconselha a poda. Além disso, A promotora criticou o fato de o cajueiro ser administrado pela Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin). “O cajueiro, apesar de ser propriedade do Governo do Estado, deve ser administrado pela Prefeitura de Parnamim”.

As recomendações da promotora foram: a Prefeitura deve assumir a administração do cajueiro num prazo de 30 dias; criação de um conselho de conservação da árvore; realização de estudos técnicos para elaboração de um plano de manejo para a área; criação de um plano de impacto de trânsito, que seria feito pelo DER e pela Secretaria de Trânsito do município.

"Ainda não temos a solução ideal para resolver esse impasse. Não se sabe ao certo se é melhor podar ou não a árvore. Só temos certeza de que essa situação não pode perdurar por tanto tempo. O poder público tem que encontrar uma solução", disse o deputado Paulo Davim, que cobrou do DER soluções para o trânsito na região. O diretor do DER Caio Múcio afirmou que o trânsito na região melhorou com a proibição de estacionamento e com a construção de uma via de acesso (no sentido Natal-Litoral Sul) que não passa pelo cajueiro.

Duas coisas foram unanimidade na audiência. Primeiro: o cajueiro é muito importante para o estado, tanto para o turismo como historicamente. Segundo: a polêmica sobre se o crescimento da árvore deve ser limitado é maior que o próprio cajueiro. O ecologista Aristotelino Monteiro discursou emocionado no final da audiência: “O Cajueiro de Pirangi só é o maior do mundo porque permitimos seu crescimento. Temos que continuar fazendo isso. O cajueiro não é uma árvore, é um patrimônio histórico e ambiental”.

Assembléia realiza debate sobre Cajueiro de Pirangi

O Centro de estudos e debates da Assembléia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (25) a primeira audiência pública de 2010. O tema foi o Cajueiro de Pirangi, localizado no município de Parnamirim. O constante crescimento dessa árvore esbarra no crescimento urbano e no trânsito da região. O debate sobre o assunto foi proposto pelo deputado Paulo Davim. Participaram da discussão representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Parnamirim, do Ministério Público e de associações de moradores de Pirangi.

Com aproximadamente 8,5 mil metros quadrados de área, o Cajueiro de Pirangi é a maior árvore frutífera do mundo. Além de ser um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, o cajueiro movimenta o comércio da região, gerando emprego e renda para dezenas de pessoas. Nos últimos anos, porém, a árvore está no centro de uma polêmica. Seus galhos continuam crescendo e chegam a ocupar as pistas da estrada RN 63, rodovia estadual que dá acesso a praias como Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta.

Há quem defenda, portanto, que o cajueiro volte a ser podado, como era até o ano 2000. A medida aliviaria o trânsito caótico na região em determinadas épocas do ano, pois a RN 63 seria desobstruída. O diretor de obras do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do estado (DER-RN), Caio Múcio, explicou que a poda é necessária: “Precisamos retirar a parte do cajueiro que está crescendo dentro da rodovia”, afirmou. Ele sugeriu que o governo desaproprie terrenos na rua dos fundos do cajueiro, para que a árvore possa continuar crescendo naquela direção. A poda também é defendida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

A idéia de podar a árvore não é vista com simpatia pelo Ministério Público e por ambientalistas. A promotora do Meio Ambiente de Parnamirim, Luciana Maciel, publicou recomendação no Diário Oficial do Estado nesta semana que desaconselha a poda. Além disso, A promotora criticou o fato de o cajueiro ser administrado pela Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin). “O cajueiro, apesar de ser propriedade do Governo do Estado, deve ser administrado pela Prefeitura de Parnamim”.

As recomendações da promotora foram: a Prefeitura deve assumir a administração do cajueiro num prazo de 30 dias; criação de um conselho de conservação da árvore; realização de estudos técnicos para elaboração de um plano de manejo para a área; criação de um plano de impacto de trânsito, que seria feito pelo DER e pela Secretaria de Trânsito do município.

"Ainda não temos a solução ideal para resolver esse impasse. Não se sabe ao certo se é melhor podar ou não a árvore. Só temos certeza de que essa situação não pode perdurar por tanto tempo. O poder público tem que encontrar uma solução", disse o deputado Paulo Davim, que cobrou do DER soluções para o trânsito na região. O diretor do DER Caio Múcio afirmou que o trânsito na região melhorou com a proibição de estacionamento e com a construção de uma via de acesso (no sentido Natal-Litoral Sul) que não passa pelo cajueiro.

Duas coisas foram unanimidade na audiência. Primeiro: o cajueiro é muito importante para o estado, tanto para o turismo como historicamente. Segundo: a polêmica sobre se o crescimento da árvore deve ser limitado é maior que o próprio cajueiro. O ecologista Aristotelino Monteiro discursou emocionado no final da audiência: “O Cajueiro de Pirangi só é o maior do mundo porque permitimos seu crescimento. Temos que continuar fazendo isso. O cajueiro não é uma árvore, é um patrimônio histórico e ambiental”.

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, foram registradas as seguintes ocorrências Policiais na sua jurisdição, nesta quarta-feira(24):
Lucrécia/RN, A pessoa de Francisco de assis da Silva, agrediu com uma cadeirada a pessoa de João Fernandes de Sousa, causando-lhes lesões corporais leves;
Messias Targino/RN, Francisco Canunto da Silva, por volta das 20:30 horas da noite de ontem(24), quando trafegava nas proximidades da zona urbana em uma motocicleta, tipo Bros KS, marca HONDA, cor vermelha, placa MZL 7289/RN, foi surpreendidos por dois malévolos armados que se encontravam em outra motocicleta(não identificada) e anunciaram o assalto, tomando-lhe a sua moto, fugindo em seguida com destino ignorado e
Ainda em Luís Gomes/RN e Patu/RN, foi registrado apenas uma ocorrência correcional.

C C P perde diante de sua apaixonada Torcida

O Baraúnas até então um dos últimos colocados no segundo turno do estadual surpreendeu o CCP na noite de hoje(24), em jogo válido pela quarta rodada do campeonato. Mesmo jogando fora de casa, no estádio 09 de Janeiro, os mossoroenses venceram por 1 a 0.
O CCP jogou bem, no primeiro tempo dominava e bola e saia jogando, mas chanches de gol durante o primeiro tempo, só em duas oportunidade com Café(09), aos 13M 30seg , quando a bola vindo da direita ele(café) chegou atrasado e aos 42 minutos e goleiro mossoroense foi dar o chutão a bola pegou nas costas de seu defensor e sobrou para Café(09) que tentou de calcanhar e a bola foi para fora, no segundo tempo o CCP estava sonolento, não mostrava aquela garra e vontade, o treinador mexeu, mais foi infeliz, as duas substituições não surtiu o efeito que ele almejava, bola perdida no meio por Wendel(17) e no contra ataque aos 18minutos, Paraíba, marca o unico gol do jogo, O CCP só assustou aos 22 minutos quando Canindezinho(10) vem na garra e na força ganhando da zaga e chuta para uma bela defesa do goleiro do Baraúnas e jogo continuava a torcida pedia raça, mas nada adiantava, pelo que vi, após o término da partida, esta semana teremos novidades no CCP.
Resultados dos jogos de hoje

América 2 x 1 Potyguar-CN
Santa Cruz 3 x 3 ABC
Assu 3 x 2 Alecrim
Potiguar-M 4 x 1 Corintians
CCP 0 x 1 Baraúnas

Próximos jogos

5ª RODADA (Domingo, 28)

Santa Cruz x ASSU
Potiguar-M x CCP
Potyguar-CN x Baraúnas
Alecrim x Corintians
ABC x América

Classificação

1 ABC 10
2 Potiguar-M 10
3 ASSU 7
4 América 7
5 Centenário 6
6 Santa Cruz 4
7 Baraúnas 4
8 Alecrim 3
9 Corintians 3
10 Potyguar-CN 3

22 de março de 2010

Resultados e classificação do Campeonato Potiguar

Resultados
ABC 3 x 1 Centenário Pauferrense
Potyguar-CN 2 x 1 ASSU
América 1 x 0 Alecrim
Corintians 3 x 0 Santa Cruz
Baraúnas 0 x 3 Potiguar-M
Próxima rodada
América x Potyguar-CN
Santa Cruz x ABC
Assu x Alecrim
Potiguar-M x Corinthians
Centenário x Baraúnas
Classificação

1 ABC 9
2 Potiguar-M 7
3 Centenário 6
4 ASSU 4
5 América 4
6 Alecrim 3
7 Corintians 3
8 Santa Cruz 3
9 Potyguar-CN 3
10 Baraúnas 1

21 de março de 2010

Ayrton Sena, completaria hoje 50 anos

Ayrton Senna da Silva, nasceu em São Paulo, no 21 de março de 1960 – Bologna, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
Seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores (especialmente na Fórmula 3 inglesa em 1983) o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Logo na sua primeira temporada na categoria máxima, Senna demonstrou rapidamente um talento excepcional levando a pequena equipe inglesa à exaustão e a obter resultados jamais alcançados. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo[2][3]
Em dezembro de 2009 Ayrton Senna foi eleito, por seus próprios pares, o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos . A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria.

20 de março de 2010

A Polícia precisa da participação popular para melhor proteger o idoso

A Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso representa uma mudança significativa no sistema protetivo dessa vulnerável camada social, contudo, apesar de contar com mais de seis anos em vigor continua sendo pouco divulgada e não muito respeitada por parte considerada da população brasileira.
É obrigação da família, da sociedade e do poder público, zelar e assegurar com absoluta prioridade o efetivo direito à vida do idoso, assim como a sua saúde, alimentação, educação, cultura, cidadania, esporte, lazer, trabalho, liberdade, dignidade, respeito e a convivência familiar e comunitária, além da prioridade no atendimento público e privado.
Apesar desses direitos e garantias constituídos, do rigor penal do Estatuto do Idoso e do próprio Código repressivo brasileiro que complementa as diversas punições para os seus transgressores, essa classe social continua sendo desrespeitada e vítima dos mais diversos tipos de violência e maus tratos, tanto no âmbito social e familiar quanto na área das entidades públicas e privadas diversas que agem como se estivessem acima da Lei.
O idoso é vítima fácil para todas as espécies de marginais. Constantemente sofre lesões corporais, injúrias, homicídios, latrocínios, roubos, furtos e golpes de estelionatos ou fraudes diversas.
No âmbito familiar não é diferente. Por vezes os próprios filhos, netos ou parentes próximos dos idosos, além da prática dos maus tratos físicos e psicológicos, usando de artifícios e fraudes, de posse de procurações ardilosas passam a administrar os seus bens e proventos ou realizam empréstimos em nome desses desviando o dinheiro em benefícios próprios.
Resta ainda a problemática freqüente em que muitos familiares ao saírem de casa, trancam os idosos sozinhos que por vezes estão acamados, em cadeiras de rodas ou seriamente doentes, tratando-os como verdadeiros animais inclusive deixando-os a passar fome ou em situação de higiene totalmente subumanas.
A Polícia está atenta a qualquer tipo de ocorrência envolvendo o idoso, não só na esfera familiar, como nas ruas, em bancos, transporte coletivo e outros locais públicos, entretanto precisa ainda mais da ajuda de toda a população para tomar conhecimento de tais ilícitos. Os olhos do povo têm que ser a extensão dos olhos da Polícia.
Deve, cada vez mais, a população por uma questão de Justiça e respeito, abandonar a postura passiva frente a tal problemática tomando para si o sofrimento e maus tratos que ainda se praticam contra essa classe social, agindo com mais sensibilidade, consciência, para denunciar com mais freqüência as diversas ilicitudes pelas quais passam os nossos idosos que por vezes preferem calar e até desmentir as suas próprias dores para não prejudicar outras pessoas.
Espoliados, vilipendiados e humilhados, na condição de dependência daqueles com quem vive, ou sobrevive, muitos idosos recuam e omitem informações por medo, resquícios de amor para com seus familiares, falta de amor a sua própria vida, ou até mesmo por impossibilidade absoluta de fazê-lo como é o caso dos idosos prostrados em leito sendo maltratados ou aqueles deficientes mentais e certos deficientes físicos mantidos em família como espécie de cárcere privado.
Todas as Polícias podem receber as denúncias das ilicitudes praticadas contra os idosos para as primeiras providencias, entretanto, para cumprimento e iniciação dos procedimentos investigativos criminais, temos nas principais cidades do país as Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso, e quando não, as Delegacias de Policia comuns que dão conhecimento dos fatos devidamente apurados ao Judiciário para punição aos transgressores.
As denuncias também podem ser feitas para o Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Guardas municipais, Conselhos Estaduais ou Conselho Nacional do idoso, Igrejas, Associações de classes inerentes ou para os diversos órgãos municipais que realizam o trabalho social, que por certo endereçarão o problema para a Polícia Judiciária iniciar a investigação pertinente.
Não bastasse toda essa problemática que vai de encontro as Leis e aos direitos do Idoso, ainda existe a questão da luta pela reposição das perdas salariais que são frequentemente desrespeitadas, com aposentadorias ínfimas e com Projetos de Lei que visam melhoria para a classe que se arrastam no Legislativo por anos sem solução, bem como da falta de educação e sensibilidade do povo que frequentemente o descrimina em diversas áreas sociais.
Todo idoso tem a sua história de vida, experiências diversas e, os seus conselhos e ensinamentos também devem ser mais observados e seguidos. O idoso é antes de tudo um sobrevivente desse mundo tão conturbado, um exemplo para todos. O respeito aos seus direitos é o mínimo que podemos ofertá-los.
Só uma luta vigilante e permanente das entidades de classe inerentes com mobilizações constantes e ajuda do povo para cobrança de providencias pelo poder público, além da exaltação e amor próprio no âmbito dessa camada social são capazes de configurar um novo olhar, um olhar dignificante e merecedor para os nossos queridos idosos que são os nossos irmãos, pais, tios, avós, parentes, amigos, cidadãos e, seremos nós num futuro próximo, se tivermos sorte, caso a morte não antes nos leve.

Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS)
Fonte: www.infonet.com.br

18 de março de 2010

Curso do ILP têm inicio dia 5 de abril

A programação de cursos do Instituto do Legislativo Potiguar estará sendo cumprida a partir do dia 5 de abril. Ajustes na infraestrutura levaram à mudança de data para o início das aulas, mas as inscrições estão abertas desde o dia 10 deste mês, para todas as atividades acadêmicas. O semestre letivo será encerrado em 30 de junho.

São vinte cursos, dois seminários e uma oficina, para os quais podem inscrever-se servidores da Assembleia Legislativa, prioritariamente, e seus dependentes diretos.

Da programação para o mês de abril constam os seguintes cursos: Português Instrumental- Técnicas de Redação, turnos matutino e vespertino; Inglês Básico, turnos matutino e vespertino; Informática- curso básico, turnos matutino e vespertino; Informática- curso intermediário, também nos dois turnos; Informática- curso de atualização; Comunicação – A Arte de Falar em Público, horário noturno; e Biossegurança em Enfermagem.

Também no mês de abril, será iniciado o curso preparatório para o Vestibular. Começa no dia 5 de abril, prolongando-se até o dia 30 de junho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18 horas. A carga horária será de 204 horas.

Outra novidade para este ano é a implantação do curso de pós-graduação, com especialização em Administração Legislativa. O primeiro módulo, com 105 horas, terá início dia 12 de abril, e será ministrado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

CURSOS DE MAIO

No mês de maio serão oferecidos os cursos de Ética Profissional e Cidadania; Biossegurança em Odontologia; Desenvolvimento e Trabalho em Equipe; Informática- Atualização; Segurança no Trabalho; Informática – Curso Introdutório de Redes; Informática – Curso Avançado de Montagem de Computadores e Notebooks.
Serão realizados os eventos: Oficina “Humanização na atenção à Saúde; Seminário “Direito Eleitoral”; Seminário “Gestão Ambiental”.

As inscrições estão sendo feitas na Central de Atendimento do ILP, na Rua Açu, 426, proximidades da Nova Catedral.

Quaisquer informações podem ser dadas pelos telefones 3232-8657 e 3232-8962.

Em noite de festa, Miss Serrinha dos Pintos leva Miss RN

Miss RN Oficial/Divulgação
Numa noite com direito a Vila Hall lotado, a miss Joyce Christiny de Oliveira, de Serrinha dos Pintos, foi eleita a mulher mais bonita do Rio Grande do Norte e irá representar o estado no Miss Brasil, no dia 8 de maio, em São Paulo. A Miss Macaíba Deyse Benício ficou em segundo lugar, seguida de Rayssa Campelo, Miss Macau.
Para ficar com o título, Joyce superou 26 meninas de todo o estado. Para serem avaliadas pelos jurados, as meninas desfilaram com trajes Cocktail Dress, de gala e de banho. Após essa etapa, a Miss Mara Laíza, de Monte Alegre, foi eleita a mais simpática entre todas as concorrentes.
Até chegar a final, as meninas passaram por duas eliminatórias. Primeiro, das 27 candidatas ficaram 16 e depois apenas cinco. As meninas responderam as tradicionais perguntas pessoais e em seguida veio o anúncio de que Joyce era a eleita Miss Rio Grande do Norte.
Participaram da festa ainda, dentre outras personalidades, a Miss Terra RN, Kelly Fonseca, a Miss RN Mirim, Pâmela Daniele e a vocalista da banda Aviões do Forró, Solanja. A vencedora recebeu a coroa das mãos de Larissa Costa, ex-miss Rio Grande do Norte e Miss Brasil 2009.
fonte:dnonline

17 de março de 2010

C C P entra em campo para o jogo válido a 2ª rodada do Potiguar

A segunda rodada do segundo turno do Campeonato Estadual acontece nesta quarta-feira (17). Os cinco jogos serão realizados às 20h30, em várias cidades do Rio Grande do Norte.

Confira os jogos de hoje:

Jogo: ASSU x Corintians
Horário/local: 20h30 – Edgarzão/Assu
Árbitro: Andrielly Elkeitt De Oliveira

Jogo: ABC x Baraúnas
Horário/local: 20h30 – Frasqueirão/Natal
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte

Jogo: Centenário x Alecrim
Horário/local: 20h30 – 9 de Janeiro/Pau dos Ferros
Árbitro: Carlos José Da Silva


Jogo: Santa Cruz x América
Horário/local: 20h30 – Iberezão/Santa Cruz
Árbitro: Lenilson de Lima

Jogo: Potiguar(M) x Potyguar(CN)
Horário/local: 20h30 – Nogueirão/Mossoró
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

O “Cajueiro” como tema de audiência pública na AL

Único orador inscrito no Grande Expediente desta terça-feira, abrindo a semana legislativa em plenário, o deputado Paulo Davim-PV fez pronunciamento para convidar os seus colegas deputados a participarem no próximo dia 25 de uma audiência pública para a discussão da situação do cajueiro de Pirangi, “o maior cajueiro do mundo”.

“Esse tema tem que ser discutido com profundidade. O cajueiro já transpôs uma pista da rodovia local e os moradores do seu entorno estão tendo dificuldades para manobrarem os carros quando vão sair ou chegar em casa. No período de veraneio o tráfego piora, causando problemas para o turismo”, disse.

Paulo Davim disse ainda que está propondo uma discussão séria para uma análise real do que precisa ser feito para resolver em definitivo o problema. “É um assunto que não diz respeito apenas a Parnamirim, município onde se encontra o maior cajueiro do mundo. É um assunto de todo o Estado”, afirmou.

Ele foi aparteado pelo deputado Lavoisier Maia –PSB que manifestou solidariedade ao seu colega e disse que o povo de Pirangi precisa ser ouvido, principalmente os que moram no entorno do cajueiro, na decisão a ser tomada para resolver o problema do avanço do cajueiro e o tráfego naquela área.

Ao final da sessão, o presidente do Legislativo, deputado Robinson Faria – PMN solicitou dos líderes das bancadas que indiquem os nomes dos seus partidos para a composição imediata das comissões permanentes.

Robinson adiantou que a deputada Márcia Maia-PSB e José Dias-PMDB ficaram de entregar os nomes nesta quarta-feira. Ele pediu a Ricardo Mota-PMN e a Luiz Almir-PV para que também façam o mesmo para que até o final da semana as comissões estejam formadas.

16 de março de 2010

Ocorrências Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, em sua jurisdição foi registradas as seguintes ocorrências policiais:

Alexandria/RN, Por volta das 13:00 horas de ontem(15), uma van que faz a linha de Alexandria/RN à Sousa/PB, na volta para Alexandria/RN, foi interceptada por três malévolos armados de revolveres e arma longa, na altura do Sítio Maniçoba, zona rural de Alexandria/RN, anunciaram o assalto, levando R$ 100 reais do motorista, R$ 50 reais de uma passageira e quatro celulares, dos demais passageiros, duas horas depois a Polícia foi informada e fizeram diligências mas ainda não obtiveram exito nas investigações, que com certeza continuaram até a prisão desses malévolos;
Umarizal/RN, Na tarde de ontem(15), por volta das 14:00 horas a motocicleta Yamaha YBR 125, cor preta, ano 2001, placa MYD 2445/RN, pertencente Srª Maria do Carmo de Oliveira, a referida moto estava estacionada em frente a residência da vítima no centro da cidade de Umarizal/RN, quando foi furtada por malévolo(s) ainda não identificado(s) e
Em Luís Gomes/RN ainda foi registrada a condução de duas pessoas, Jonas Ferreira da Silva e Odaildo da Silva , por ameaças a um cidadão, após as providências cabíveis foram liberados.

Comandante do 7º BPM será homenageado em Francisco Dantas/RN

O Major PM Romualdo Borges Farias, comandante do 7º BPM, será agraciado com o titulo de cidadão Dantense, a sessão solene para entrega do referido título está marcada para o próximo dia 26 de março, data festiva na cidade, o município de Francisco Dantas/RN estará comemorando seus 47 anos de emancipação política a concessão do referido titulo foi um requerimento apresentado pelo então presidente da Câmara Municipal José Silvino do Monte(DEM), na mesma solenidade o Dr. Inácio Rodrigues, Delegado Regional também será agraciado, o requerimento é do vereador Wandeilton Bezerra, ainda na mesma sessão será inaugurado um Tele centro, que ainda foi uma solicitação do ex- vereador Enio Monte, na legislatura anterior.

14 de março de 2010

CCP vence na estreia do segundo turno

Jogando diante de sua torcida, no estádio 9 de Janeiro, em Pau dos Ferros/RN, o CCP venceu por 4 x 0, o Potyguar-CN na estreia das duas equipes no segundo turno do estadual, com gols de Murilo - o mais rápido do campeoanto, aos 35 segundos de jogo, Baiá, Canindezinho e Tchê, completaram a golead

12 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher é comemorado na Assembleia

Com plenário e galeria lotados, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem às mulheres na manhã desta quinta-feira (11). Sete mulheres foram homenageadas pelos deputados com placas comemorativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

Os familiares e amigos das homenageadas lotaram as dependências do Plenário Clovis Motta. Representantes dos governos estadual e municipal também estiveram presentes, além de outras autoridades e vários deputados estaduais. A sessão foi uma iniciativa da bancada feminina da Casa- composta pelas deputadas Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho- e dos deputados Gilson Moura e Robinson Faria, presidente do legislativo estadual.

Receberam a placa comemorativa a promotora Gilka da Mata e a atriz Tony Silva, por iniciativa de Robinson; a major da PM Margarida Fernandes, das mãos de Márcia Maia; a professora Lurdes Fernandes, por proposição de Larissa Rosado;as empresárias Clésia Fernandes e Miriam de Souza, das mãos de Gilson Moura e a senadora Rosalba Ciarlini, por iniciativa de Gesane Marinho.

Para o presidente da Casa, as mulheres homenageadas por ele representam a força, a coragem e o talento feminino. “Ambas são símbolo da capacidade de trabalho, da garra e da competência femininas. Gilka é o símbolo da razão, da persuasão, da luta pelo Direito Constitucional ao meio ambiente. Já Tony Silva é o símbolo da emoção, da arte e da luta para a preservação de nosso patrimônio cultural”, disse Robinson Faria, emocionando as duas homenageadas. O deputado também homenageou as parlamentares da AL, entregando rosas para as três deputadas.

Dia Internacional da Mulher é comemorado na Assembleia

Com plenário e galeria lotados, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem às mulheres na manhã desta quinta-feira (11). Sete mulheres foram homenageadas pelos deputados com placas comemorativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.


Os familiares e amigos das homenageadas lotaram as dependências do Plenário Clovis Motta. Representantes dos governos estadual e municipal também estiveram presentes, além de outras autoridades e vários deputados estaduais. A sessão foi uma iniciativa da bancada feminina da Casa- composta pelas deputadas Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho- e dos deputados Gilson Moura e Robinson Faria, presidente do legislativo estadual.



Receberam a placa comemorativa a promotora Gilka da Mata e a atriz Tony Silva, por iniciativa de Robinson; a major da PM Margarida Fernandes, das mãos de Márcia Maia; a professora Lurdes Fernandes, por proposição de Larissa Rosado;as empresárias Clésia Fernandes e Miriam de Souza, das mãos de Gilson Moura e a senadora Rosalba Ciarlini, por iniciativa de Gesane Marinho.

Para o presidente da Casa, as mulheres homenageadas por ele representam a força, a coragem e o talento feminino. “Ambas são símbolo da capacidade de trabalho, da garra e da competência femininas. Gilka é o símbolo da razão, da persuasão, da luta pelo Direito Constitucional ao meio ambiente. Já Tony Silva é o símbolo da emoção, da arte e da luta para a preservação de nosso patrimônio cultural”, disse Robinson Faria, emocionando as duas homenageadas. O deputado também homenageou as parlamentares da AL, entregando rosas para as três deputadas.

A participação da mulher na sociedade foi discutida por Márcia Maia. Ela destacou

uma pesquisa divulgada no jornal Folha de São Paulo que mostra o crescimento do percentual de mulheres ocupando cargos tradicionalmente masculinos entre 1978 e 2008. “No final da década de 70, menos de um quinto dos advogados e médicos eram mulheres. Hoje, as mulheres são quase metade nessas áreas”.

Sobre Margarida Fernandes, Márcia Maia falou da sua capacidade de liderança e destacou o trabalho da policial na coordenação do Proerd, programa da Polícia Militar que previne crianças e adolescentes aos perigos das drogas e do álcool. “Major Margarida é uma mulher que nasceu para liderar. Em um grupo predominantemente masculino, ela consegue levar para a corporação uma nova identidade”, disse Márcia.

A deputada Larissa Rosado falou um pouco sobre a luta da professora Lurdes Fernandes para educar jovens em Mossoró. “Além de criar e educar seis filhos, a professora Lurdes ensinou gerações e gerações de mossoroenses”, explicou a parlamentar. Gilson Moura discursou sobre a importância da empresária Clésia Fernandes, que é suplente de vereadora em Parnamirim, e de Miriam de Souza, sua segunda homenageada.

Durante a homenagem de Gesane Marinho à senadora Rosalba Ciarlini, a deputada aproveitou o momento para pedir que Rosalba ajude na derrubada da alteração do Código de Processo Penal no Senado. A mudança faz com que os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, cujas sanções estão previstas na Lei Maria da Penha, voltem a ser resolvidos com penalidades pecuniárias. A senadora afirmou que, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais, vai fazer o possível para impedir mudança. “Temos que avançar, não precisamos andar para trás”, comentou a senadora.

11 de março de 2010

IIº Campeonato de Futebol Mimi Campo da ASSEC, Pau dos Ferros/RN-resultados

Resultados dos Jogos da ultima Rodada das 1ª fase, 28 de Fevereiro de 2010(domingo), às 08:00hs:

Maniçoba 1x2 Vidraçaria Sousa
União Atlético 0x4 Felicidade(equipes apodienses)
São Benedito w x 0 26 de Março

Resultados dos jogos das quartas de finais, 07 de Março(domingo)


às 08:00 horas


São Rafael 0 x 0 Poeirão, nas cobranças de penalidades , São Rafael venceu por 6x5;


ASSEC 0 x 0 Felicidade, nas cobranças de penalidades , Felicidade venceu por 6x5;


Próximos jogos, pelas quartas de final, 14 de março(domingo)


às 08:00hs


Santo Antônio x São Benedito


JJ crediário x Vidraçaria Sousa


Dia 21 de março(domingo) semi- finais


1º jogo: São Rafael x Felicidade


2ºjogo: os vencedores dos jogos do dia 14 de março


a final será esta prevista para o dia 28 de março 2010.


Dr. Severiano, é campeão do 1º Campeonato de Futebol Máster do Clube ASSEC


No dia 27 de fevereiro passado foi realizada a grande final do Campeonato de Master no Clube da ASSEC em Pau dos Ferros/RN, onde a equipe de Dr. Severiano, sob o comando do Treinador Biô, sangrou-se campeã, após um emocianante empate em 2x2 diante da APFM, as cobranças foram para as cobranças de penaltis e Valdinei desperdiçou a décima cobrança pela equipe da APFM, confira as imagens clicando AQUI .

Assembleia realiza homenagem às mulheres

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene nesta quinta-feira (11) para homenagear o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa da sessão, que será realizada às10h, no plenário da Casa, é dos deputados Gilson Moura, Gesane Marinho, Márcia Maia e Larissa Rosado.


Na ocasião, os deputados vão homenagear mulheres com relevantes serviços prestados ao estado. Gesane Marinho vai homenagear a senadora Rosalba Ciarlini. Gilson Moura vai homenagear Mirian Garcia de Sousa e Clésia Fernandes. A homenagem de Larissa Rosado é para Lurdes Fernandes, e a de Márcia Maia é para a major da PM Margarida Fernandes.

Acidente de Trânsito em Tenente Ananias/RN deixa dois mortos

foto:3ªcia-Alexandria/RN
Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde de hoje(10), por volta das 17:30 horas,na RN 117, na Vila Mata, zona rural de Tenente Ananias/RN, Francisco Mariz de Melo, residente no Sítio Oiticica, zona rural de Bom Sucesso/PB e Sebasatião Ferreira, residente no Sítio Mata de Cima, zona rural de Tenente Ananias/RN ambos trafegavam na rodovia estadual em sentidos contrários em suas motocicletas quando colidiram de frente, Sebastião morreu no local e ainda aguarda a chegada do ITEP/RN,(são 22h:58 min), Mariz ainda chegou a ser socorrido para o Hospital local, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e também foi a óbito, informações populares dão conta de que Mariz trazia na garupa de sua moto um macaco hidráulico e ao passar numa lombada foi olhar para trás e conferir o se o macaco hid. ainda estava na garupa, invadindo a contra mão, onde ocasionou a tragédia, a PM de Tenente Ananias/RN, sob comando do Cb Franky compareceu ao local e o GTO de Alexandria/RN sob o comando do Aspirante Daniel, onde fizeram o isolamento até a chegada do ITEP/RN.

10 de março de 2010

Quatro temas em destaque em plenário na primeira sessão da semana

A sessão plenária de ontem, a primeira da semana legislativa, não teve debates, mas contou com quatro oradores no Grande Expediente.

O principal tema foi relacionado com o fim da greve dos médicos, levantado pelo deputado-médico Paulo Davim-PV, que acompanhou atentamente a paralisação dos profissionais da saúde pública estadual.

“A greve não é boa para ninguém. O aumento prometido pelo governo foi tímido, mas houve acordo e o fim do movimento foi decidido na assembléia da categoria ontem à noite”, afirmou o parlamentar.

Ele disse que agora o governo precisa discutir a produtividade, a progressão vertical, os plantões eventuais e a incorporação de gratificações.

Ao final do seu pronunciamento, Paulo Davim parabenizou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Calazans Bezerra pelo lançamento do livro “Natal Cidade-Memória” ocorrido nesta tarde na Assembleia Legislativa.

Antes de Paulo Davim, falaram os deputados Leonardo Nogueira – DEM e Luiz Almir-PV. O primeiro manifestou o descontentamento com a transferência de detentos de alta periculosidade para o presidido federal de Mossoró.

Ele também reclamou da falta de cumprimento de compromissos assumidos pela governadora Wilma de Faria, no segundo mandato. Nesse tema foi aparteado pelo deputado Lavoisier Maia – PSB que não concordou com o teor das colocações do deputado mossoroense.

Luiz Almir destacou a inauguração na segunda feira da Central do Cidadão, na Zona Norte da capital, em solenidade que contou com a participação da governadora Wilma de Faria, do presidente do STF, Gilmar Mendes e da prefeita Micarla de Souza.

O último orador da tarde foi o deputado Fernando Mineiro que falou sobre o encontro que participou na quinta-feira última em Petrolina, Pernambuco, sobre o enfrentamento da desertificação no semi árido brasileiro. A exemplo de Paulo Davim, ele também parabenizou o governo e a categoria médica pelo entendimento que culminou com o final da greve.

Após a sessão ordinária houve uma extraordinária para a leitura de três vetos da governadora do Estado a projetos de lei aprovados pelos deputados no ano passado.

Ocorrências Policiais da área do 7º BPM

foto:viatura Viçosa/RN

De acordo com ficha informativa do 7° BPM, sediado em Pau dos Ferros/RN, foram registrados nesta segunda-feira(08), as seguintes ocorrências:
Pau dos Ferros/RN, foi registrado um arrombamento, tendo como vítima a pessoa de Edna Maria Alves de Oliveira, os principais suspeitos estão sendo procurados pela Polícia local;
Marcelino Vieira/RN, foi registrado por volta das 10h:10min da manhã de ontem(08, onde foi furtado uma motocicleta, Honda Broz, cor vermelha, placa DEP 8949/São Paulo, o fato ocorreu na zona rural do municipio, no Sitio Fechado, o Sr. Mariz, residente em Rafael Fernandes/RN estacionou sua moto na estrada carroçavel e foi verificar seu terreno e ao voltar não mais encontrou a moto, a Policia da região foi acionada, Alexandria, Riacho de Santana, Marcelino Vieira e Rafael Fernandes, até o momento não obtiveram exito, a Polícia já tem o nome de um suspeito, qualquer informação telefone para 0xx84 3381 2357(Cia Alexandria), 0xx84 3381 5532(Delegacia Alexandria/RN), 0xx84 3385 4842(Marcelino Vieira/RN), 0xx84 3351 2729(7º BPM)e 0xx84 3351 9650(4ª DRPC) e 84 88365864, não precisa se identificar e/ou seu nome será mantido em sigilo;
Patu/RN, a pessoa de Jailson de Lima, conhecido por Toroba, foi conduzido a 7ª DRPC, por ato obsceno e
ainda em Umarizal/RN e José da Penha/RN, foram registrados um acidente de trânsito(queda de moto) com a vitima sofrendo escoriações pelo corpo e danos materiais.

7 de março de 2010

Tabela dos vencimentos dos praças da PM/RN

Veja como ficou os vencimentos dos praças da Policia Militar após a aprovação da Mensagem nº 132/2010 – GE, pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

ST 2.774,11
1º Sgt 2.566,26
2º Sgt 2.388,54
3º Sgt 2.141,99
Cb 1.909,16
Sd 1.818,55
Para saber quanto vai receber o praça deve somar seus adicionais qüinqüenais ao valor acima atribuído a sua respectiva graduação, e subtrair 11% do IPE, então terá o valor líquido dos seus vencimentos.
*R.Rêgo

4 de março de 2010

Assalto ao Banco do Brasil de Barauna/RN

Clique AQUI e vejam como ocorreu o assalto ao BB de Barauna/RN, uma retrospectiva bem elaborada pelo Blog Toxina1.

Noticiais Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, na sua jurisdição nesta terça-feira(02), foram registradas as seguintes ocorrências Policiais:
Pau dos Ferros/RN, prisão do agente de endemias, ja postado hoje(03);
Patu/RN, Por volta das 21:30 hs, no Bar Potiguar localizado no bairro da Capela, zona periférica de Patu/RN, após uma ligeira discussão, a pessoa de Josias Oliveira da Silva, 37 anos, efetuou seis cutiladas de faca-peixeira na região do torax na pessoa de Francisco Ferreira de Aguiar, conhecida por Chico de Sieba, que faleceu no local, o suposto acusado após o fato fugiu com destino ignorado, a Polícia foi acionada e fez diligências no intuito de capturar o foragido, mas até o presente momento não obtiveram exito.

3 de março de 2010

Acidente de Trânsito em Rafael Fernandes/RN

Na manhã de hoje(03), por volta das 09:40 horas, três veículos se envolveram em um acidente de trânsito, o primeiro veículo tipo fiesta, 2005, cor vermelho, placa MZF 3442/RN, conduzido por Nelson César Lins, residente em Brejo dos Santos/PB; o segundo veículo Fiat Uno, cor vermelho, placa HXU 4918/RN, conduzido por Gildécio Luís da Silva, residente em Pau dos Ferros/RN e um terceiro veículo tipo F 1000, cor vermelho, placa MXY 1658/RN, conduzido por José Wilson da Silva, residente em Pilões/RN.
A colisão tripla ocorreu na BR 405, altura do km 159, zona urbana de Rafael Fernandes/RN, quando os três veículos trafegavam no sentido Rafael Fernandes à Pau dos Ferros/RN, nas obras de construção da adutora, os dois primeiros veículos estavam parados aguardando seguir em frente, momento que o condutor da F1000, não conseguiu parar a tempo e bateu no segundo veiculo(fiat) que bateu no primeiro(fiesta), o efeito dominó, após o acidente de trânsito que ninguém ficou ferido,ocorrendo apenas danos materiais o Cb Divanildo, comandante do destacamento Policial local compareceu ao local e acionou PMs do 4º DPRE(Distrito de Polícia Rodoviário Estadual) de Pau dos Ferros/RN, que registraram e tomaram as medidas cabíveis.

Delegado pede prisão preventiva de ex-marido acusado de tentar matar vereadora em Patu/RN

O delegado titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu/RN, Inácio Rodrigues, afirmou que o acusado do crime contra a vereadora Ana cristina Machado da Silva (PSB), 38 anos, é realmente o ex-marido da vítima, o motorista Francisco Marcelino da Silva. A constatação da polícia foi feita a partir dos testemunhos do policial que a socorreu e de uma vizinha que teria visto o carro do acusado deixar a casa da vítima em disparada logo após o crime.
Com esses elementos, o delegado já requereu à justiça um mandado de prisão preventiva contra o motorista. Inácio Rodrigues também afirmou que o advogado de defesa apresentou um requerimento à delegacia para apresentar espontaneamente o acusado. Mesmo assim, o delegado acredita que vai sair a prisão preventiva. "A Lei Maria da Penha é muito severa, não é possível que o acusado fique solto depois de um crime desses", ressaltou.
Crime
O casal estava separado há dois meses e de acordo com populares e familiares da vítima, o motorista não aceitava a separação.
Familiares afirmam que a vereadora estava sozinha em casa na tarde do crime e que o acusado não foi visto chegando à residência, mas apenas saindo.
A vereadora foi atingida por três disparos, sendo um no tórax, outro em um dos peitos e um no pescoço. Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, o acusado chegou a efetuar cinco disparos, sendo que apenas três atingiram a vereadora.
fonte:dnonline

Veto à emenda da Saúde é derrubado por 13 a 10 na Assembléia Legislativa

Em sessão extraordinária que entrou pela noite o plenário da Assembléia Legislativa derrubou por 13 votos a 10, o veto mais polêmico entre os apresentados pelo governo do Estado a emendas aprovadas pelos deputados ao Orçamento Geral do Estado para este ano.

Com as galerias lotadas pelos servidores da saúde que estão em greve, os deputados da bancada de oposição sustentaram a necessidade de rejeição do veto, muito embora o governo tenha enviado ao Legislativo um projeto substitutivo no valor de R$ 42 milhões para o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores.

“Essa emenda não era nem para existir se o governo cumprisse os seus compromissos assumidos com o pessoal da Saúde”, argumentou o deputado Paulo Davim-PV, autor da emenda vetada pela governadora, no encaminhamento da votação. “Fiz a emenda, aprovada por unanimidade dos meus colegas com convicção. A argumentação do governo para vetar não tinha sustentação”, afirmou.

Já o deputado Getúlio Rêgo, líder do Democratas disse que o governo queria emparedar a oposição na semana passada e o tiro saiu pela culatra, quando ameaçou não pagar aos policiais e aos servidores do Ministério Público. “Por isso não acredito nesse substitutivo fruto do acordo com esta Casa”, afirmou.

Em defesa da bancada do governo, o deputado Fernando Mineiro-PT, no encaminhamento da votação disse que não adiantava uma disputa política e que era preciso corrigir erros técnicos para garantir os recursos.

Vinte e três deputados – ausente apenas Nélter Queiroz-PMDB - participaram da votação com a vitória de 13 a 10 para a bancada de oposição que derrubou o veto.
Antes do início da sessão extraordinária tinha havido um acordo entre oposição e governo para manter os vetos nas emendas destinadas à Polícia Militar, à Polícia Civil e uma de autoria de Fernando Mineiro sobre o Quadro de Detalhamento de Despesas – QDD. Esses vetos foram mantidos com um placar de 11 a 11.

Outros quatro vetos em emendas destinadas à Fundação José Augusto, Procuradoria Geral de Justiça, Fundação Djalma Marinho e Tribunal de Contas do Estado foram derrubados pela unanimidade de 22 votantes.

Em seguida houve sessão ordinária quando foi lida a mensagem do crédito especial para a Polícia Militar e Polícia Civil.

2 de março de 2010

Governadora garante envio de acordo salarial da PM para a Assembléia

A governadora Wilma de Faria garantiu o envio da mensagem que propõe o reajuste salarial aos policiais militares para a Assembléia Legislativa, até amanhã. A garantia foi dada durante uma reunião, hoje pela manhã, entre a governadora e as entidades representantes dos policiais. As associações proporam, com o não cumprimento do acordo firmado no ano passado, que se cumprisse a Lei 273/2004, mas em contra-proposta a governadora afirmou que o acordo será cumprido.
"Amanhã a categoria se reúne numa assembléia geral e vamos repassar o posicionamento da governadora e assim decidir se vamos aguardar o pagamento do reajuste no pagamento de março ou lutar pelo cumprimento da Lei 273/2004", o Cabo Jeoás, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM/RN.
Lei 273/04
A Lei Complementar 273/04 trata sobre o escalonamento vertical do piso salarial de policiais e bombeiros militares. De acordo com a lei, o piso salarial dos militares estaduais deveria ser reajustado anualmente, de acordo com os reajustes do salário mínimo, já que o menor salário da categoria (aluno-soldado) não pode ser inferior ao salário mínimo vigente no estado.

1 de março de 2010

Noticiais Policiais da Região

Segundo ficha informativa do 7º BPM, na sua jurisdição neste domingo(28), não foi registrado nenhuma ocorrência de natureza grave:
Pilões/RN, A pessoa de Marcondes Teles da Silva, 35 anos, por volta das 18:30 hs, próximo a ponte que divide Pilões e Antônio Martins/RN, após uma ligeira discussão com a pessoa de Vicente Batista Maia, Marcondes de posse de uma faca peixeira passou a fazer ameaças contra Vicente, os PMs dos Destacamento Policial local foi comunicado e na chegada da viatura o suposto acusado jogou a faca fora e ao ser indago sobre a arma branca pelos PMs, resolveu entregar a referida arma, o mesmo foi encaminhado a 8ª DRPC em Alexandria/RN, para as medidas cabíveis.
e ainda foram registradas em Luís Gomes/RN e Alexandria/RN apenas uma ocorrência correcional.

C C P termina na laterna

Não é para se desesperar com o CCP na ultima classificação do 1º turno, vejamos a classificação final, temos cinco equipes embolada nas ultimas posições, o poderoso e favorito Assu, antes do inicio da competição, não está na lanterna por saldo de gols, com tantos problemas que acompanharam o CCP ao longo da competição, ele poderia está pior, lutou contra tudo e contra todos, vejamos os resultados finais do turno e a classificação, de parabéns mesmo está o Treinador Pedrinho Albuquerque e sua equipe, durante a partida o galo cantou no terreiro do América e a torcida gritava a volta do campeão, relembrando a conquista do estadual de 2001.
Resultados
Alecrim 2 x 1 Baraúnas
Potiguar-M 0 x 2 Assu
América 1 x 2 Corintians
Potyguar-CN 2 x 2 ABC
Santa Cruz 2 x 0 Centenário

Classificação

1 Corintians 18
2 América 15
3 ABC 15
4 Alecrim 15
5 Baraúnas 12
6 Potiguar-MOS 10
7 Santa Cruz 9
8 Potyguar-CN 9
9 Assu 8
10 Centenário 8

Decisão do 1º turno

América x Corintians

Reportagem sobre jogador do CCP, não foi ao ar no Esporte Espetacular hoje.

Não foi dessa vez que a cidade de Pau dos Ferros/RN, foi destaque no Esporte Espetacular, da Rede Globo, conforme anunciado durante a semana, os pauferrenses e os torcedores da tromba do elefante passaram a amanhã inteira acompanhando (o Esporte Espetacular e nada de Diego Maradona do Nascimento, jogador do CCP.