26 de março de 2010

Paraná/Francisco Dantas/Antônio Martins/RN, parabéns pelos seus 47 anos de emancipação política, hoje(26)

Paraná/RN
Foi nas redondezas de uma lagoa existente no pé da serra, no território do município de Luís Gomes/RN, que teve início um povoado que conseguiu se desenvolver por causa da facilidade do plantio em suas terras.
Um pioneiro daquela localidade tomou a decisão de chamar o povoado de Paraná/RN e apresentou dois motivos para a escolha do nome. Primeiro, era uma referência direta ao desenvolvido Estado do sul do País; segundo, era o nome de um garoto que ele conhecia. O certo é que o nome caiu no gosto do povo e entrou para a história.
Paraná/RN desmembrou-se de Luís Gomes/RN no dia 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.842 e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.
Limites:
Norte - Major Sales e José da Penha.
Sul - Estado da Paraíba.
Leste - Tenente Ananias.
Oeste - Estado da Paraíba e Major Sales.
Francisco Dantas/RN
Às margens do riacho Tesoura, surgiu uma povoação formada, na sua maioria, por pessoas que viviam da produção agrícola.
No ano de 1942, a localidade de Tesoura ainda contava com uma pequena quantidade de casas, porém os sinais de progresso já se faziam presentes.
Passados vinte e um anos, no dia 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.856, Tesoura deixou de ser povoado, desmembrou-se de Portalegre e tornou-se um novo município potiguar, com o nome de Francisco Dantas/RN
O nome foi uma homenagem a Francisco Dantas de Araújo, paraibano que no Rio Grande do Norte destacou-se como fazendeiro, negociante político e o primeiro Prefeito eleito de Pau dos Ferros, cidade onde faleceu no ano de 1942.
Limites:
Norte - Taboleiro Grande e São Francisco do Oeste .
Sul - Pau dos Ferros.
Leste - Portalegre e Serrinha dos Pintos.
Oeste -Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste.
">Antônio Martins/RN
No final do século XIX, numa localidade encravada no Médio Oeste do Estado, pertencente ao município de Martins, Justino Ferreira de Souza, construiu a primeira moradia rebocada e devidamente caiada. Assim teve início um povoamento que recebeu o nome de Boa Esperança. Além de sua moradia, Justino Ferreira também fez o cemitério e iniciou a edificação da capela de Santo Antônio com doações recebidas dos pobres.
Com a construção de novas residências e a ampliação das plantações, o povoado conseguiu aumentar seu desenvolvimento. A partir de 1943, o nome do povoado sofreu uma mudança e passou a se chamar Demétrio Lemos, em homenagem ao Coronel Rego Lemos, um cidadão de Martins que se destacava pelas benfeitorias feitas na localidade que, com, recursos próprios implantou a Rodoviária 13 de Maio, com uma extensão de 6.300 metros.
O povoado desmembrou-se de Martins no dia 26 de março de 1963, através da Lei nº 2.754, tornando-se município com o nome oficial de Antônio Martins, em homenagem ao médico e deputado, natural da cidade de Martins, que prestou muitos serviços à região Oeste do Estado.
Limites;
Norte - Martins e Frutuoso Gomes.
Sul - Alexandria, Pilões e João Dias.
Leste - Almino Afonso e João Dias.
Oeste -Marcelino Vieira e Pau dos Ferros.
Fonte: idema

Nenhum comentário:

Postar um comentário